A Casa da Música Boa - Clique e Ouça!

domingo, 31 de janeiro de 2010

Coisas do futebol

Encerrada a quinta rodada do Gauchão e a análise dos números daria pra fazer várias postagens. Como tô meio lento vou deixar isso para amanhã, quem sabe até numa versão em áudio. Resumidamente dá pra falar sobre a diferença técnica do Grupo 2 para o Grupo 1. O grupo quem São Luiz, São José, Inter, Veranópolis e Caxias tá "dando de relho" no que tem Grêmio, Novo Hamburgo, Esportivo e Juventude. Dá uma olhada nessas comparaçõe:

Com 10 pontos no Grupo 2 o Caxias sequer está na zona de classificação. Com a mesma pontuação, só que no Grupo 1, o Grêmio lidera com vantagem de 3 pontos para o Novo Hamburgo.

No Grupo 2 a lanterna está com o Universidade. O time de Canoas soma 6 pontos. Com apenas 4 pontos ganhos o Juventude está na zona de classificação do Grupo 1.

Se o campeonato fosse disputado por pontos corridos, como o Brasileirão, o primeiro time do Grupo 1 a aparecer na tabela seria o Grêmio. Com 10 pontos ele dividiria a 5ª colocação com o Caxias, que é do Grupo 2. O Novo Hamburgo seria 0 13º (também Grupo 1). Os demais integrantes do 1 ficariam atrás de todos do 2, inclusive do lanterna Universidade.

Imaginem como vai ser o 2º turno, quando os jogos serão disputados dentro dos grupos. Se futebol fosse feito de teorias apenas, daria pra dizer que o Campeão Gaúcho de 2010 sai do Grupo 2. Mas isso é só teoria. E todos sabemos que na prática a teoria é diferente. Pode até não ser sempre assim, mas na maioria das vezes...

Aos 40!!!

Sim, sim, chegamos aos 40 mil visitantes por aqui. Lógico que isso não significa que 40 mil pessoas estiveram aqui porque o contador registra todas as visitas, mesmo os retornos. De qualquer forma é uma marca muito, mas muito importante. A última marca registrada com alguma pompa por aqui foram os 36 mil, isso foi em 10 de dezembro, ou seja, estamos chegando a 4 mil em 40 dias. Isso quer dizer que a cada 10 dias são mil visitas... Quanto número!!! Tô falando tanto sobre os números porque nos próximos dias estaremos passando por mudanças drásticas por aqui e o contador vai desaparecer. Sempre disse que não vivo em função do número de visitantes, mas sempre é bom saber que em um dia podem ser 50, 70, 100 pessoas dedicando uns minutos pra saber o que se passa por aqui e o que o blog tem pra oferecer.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Minuto a Minuto

Olha que novidade bacana gente! Neste domingo de Grenal vou estar por aqui fazendo o minuto-a-minuto do clássico que inicia as 19h30min, em Erechim. Pra participar é super simples, basta digitar o nome aí embaixo e trocar mensagens durante o jogo, como se fosse um chat. Só não vale ficar falando o tempo todo e tirar a concentração do repórter aqui. Se não pintar ninguém na área nem vamos nos estressar, afinal de contas é uma "novidade nova" e avisei meio em cima da hora.

Dá também pra clicar ali antes e solicitar um aviso que chega no e-mail quando estiver chegando a hora. Daí é só seguir o link e entrar na jogada.

Espero vocês pra curtir as emoções do clássico em tempo real!!!

Grenal é Grenal... divagações sobre um grande clássico

Como diria o filósofo: "clássico é clássico e vice-versa". Breve arquivo de áudio opinativo sobre o clássico mais pegado do futebol brasileiro. Ouça e, se gostar, vá até o PODCAST e faça o download.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dando volume mais uma vez

Pois é gente, estamos intensificando a produção de áudios no últimos dias por aqui. Tudo pra dar um "up" no Podcast que andava com saudade de novidades. A boa de hoje, que pode ser encontrada para download aí ao lado, é a nova do Snow Patrol. Não vou contar mais detalhes porque aí perde a graça. Ouve aí, baixa lá, te diverte... Ah, ainda hoje ou amanhã cedinho tem comentário esportivo sobre o Grenal de domingo. Bons motivos pra você voltar, não?

Não assim!!!

Tá certo, errar é humano, mas não precisa exagerar. Essa daí eu "catei" no globo.com. Algum desatento escreveu calcinha com "Ç". Não assim gente! Pelamordedeus!!!

Antes da postagem aqui ainda voltei pra ver se a correção havia sido feita e nada. Praticamente um quarto de hora no ar com uma aberração dessas... Como diria o Marco Antonio Pereira: "Não, não, não!"

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Derrotismo na Montanha?

Investimento que dá retorno

Não é de hoje que a Tramontina investe pesado no futsal. Desde que "inventou" a ACBF a empresa de Carlos Barbosa vem obtendo os melhores resultados possíveis. Só em 2009 foram três títulos de peso, sem contar com tantos outros já conquistados, entre eles o Mundial de Clubes. Pois essa resposta obtida move o clube a investir mais e mais. Hoje, por exemplo, recebi da competente assessoria de imprensa a notícia de que a partir de agora o Centro Municipal de Eventos (a casa da ACBF, digamos assim) passa a contar com uma moderna academia que será usada na preparação física dos jogadores do time principal e das categorias de base. São 100m² recheados com equipamentos de última geração. Tem esteiras, bicicletas ergométricas, sala de musculação com aparelhos que atendem a todas as exigências de uma preparação física de alto nível. O preparador físico da ACBF, Harrison Rodrigues, explica em matéria enviada pelo Fábio Prina, Assessor de Imprensa do clube, que, entre outras coisas, "agora poderá realizar atividades de potência, onde o atleta realiza exercícios de musculação e, em seguida, vai para a quadra completar o trabalho com exercícios de salto, velocidade, etc...". Isso sem contar que o clube poupa os atletas de se locomover até uma academia. Sem dúvida um grande investimento e que num futuro bem próximo estará dando os resultados que a direção espera. Grande exemplo.

O derrotismo e seus seguidores

O que vou escrever aqui (e pretendo ampliar em áudio depois) não tem nada de novidade. Quem conhece um pouco de futebol pode falar a respeito e já deve ter ouvido muito cronista por aí falar ou escrever sobre o "derrotismo" no futebol. Você já deve ter ouvido falar do esquema "chama derrota" também. Aquele em que o treinador monta um esquema em que seu time joga todo recuado, praticamente só em seu campo de defesa, sem atacar o adversário, trazendo-o para perto do seu gol. A derrota nesses casos é inevitável. Uma hora ou outra o time que ataca o tempo todo faz um gol e, normalmente, o time que abdicou de atacar não tem forças (ou tempo suficiente) para reagir. Assisti a pelo menos 80% dos jogos do Gauchão - só para citar exemplos recentes - e em nenhum destes jogos a equipe que optou pelo "derrotismo" conseguiu algo de bom. Os técnicos que seguem esta "doutrina" estão fadados ao fracasso. Mais cedo ou mais tarde todos vão ficar sabendo que ele não gosta de ganhar jogos e o mercado da bola vai se fechar para ele. Se não é exatamente assim, deveria. Vamos deixar de lado (e de novo uso o exemplo do Gauchão) os times que enfrentam a Dupla Grenal. É normal que os clubes do interior tomem precauções até exageradas as vezes para pelo menos arrancar um ponto dos times da capital. Só que não pode ser assim entre eles, entre times que têm o mesmo nível ou quase. O Juventude, por exemplo, poderia ter ganho no Passo D'Areia mas preferiu se intimidar diante do São José. Ainda teve sorte e buscou um empate. O Pelotas foi "cheio de dedos" para enfrentar o Novo Hamburgo e perdeu. O Esportivo foi com 11 na defesa contra o Caxias e foi punido no minuto final... Pequenos e recentes exemplos que uso para tentar mostrar que não vale a pena optar pelo "derrotismo", que não compensa ficar só se defendendo. E olha que usei exemplos de técnicos que até admiro. Osmar Loss e Beto Almeida não são exatamente o que podemos chamar de adeptos de tão nociva filosofia, mas têm a utilizado em algumas circunstâncias. Já não posso dizer o mesmo do Paulo Turra. Este tem mostrado em seus primeiros jogos no Esportivo que é adepto de carteirinha do "chama derrota". Pior para o torcedor, que vai ter muito o que sofrer enquanto ele estiver no comando do alvi-azul.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Migrando!?

Pois é gente, nos próximos dias este blog irá sofrer um processo de migração. Não vai sair do ar, só vai trocar de endereço. Mas fiquem tranquilos, é uma mudança que vem pra melhor e vai trazer boas notícias e boas vibrações pra todos nós. Ainda não vou revelar o novo endereço, nem como vai funcionar o processo, muito menos quando isso vai acontecer. Vai ser assim, natural. Hoje você me visita aqui, amanhã entra aqui e encontra um link que te leva "para um novo mundo".

Quem é quem?

Me pergunto hoje se o final de semana e as três rodadas já disputadas do Gauchão serviram para mostrar a cara dos clubes da Serra e que tipo de expectativas podem ser alimentadas pelos torcedores de Caxias, Esportivo, Juventude e Veranópolis. Pelo que andei vendo, ouvindo e lendo, somando tudo eu diria que há um time que pode sonhar alto, um que pode crescer dentro da competição, um que vai ficar na chamada "zona morta" e outro que vai lutar pra não cair.
Mais uma vez o Veranópolis tem tudo para ser a grande força da Serra no "ruralito". Organizado em todos os seus setores (inclusive fora de campo), o pentacolor pode beliscar a final de uma das taças e, com um extra de competência e sorte pode até brigar pelo título. O Caxias, depois da virada fantástica pra cima do Porto Alegre, pode querer algo mais. Tem bom plantel, bom treinador e pode se reforçar, se for o caso. Só precisa perder o medo de atacar e terá mais sorte. O Juventude me parece que se dará por satisfeito em ficar ali, "no chove e não molha". Se classificar tá bom, se não cair tá melhor ainda. E está correto. Não tem grupo para pensar maior que isso. Já o Esportivo, bom, esse vai mesmo brigar pra não cair. É assim que pensam os dirigentes e este pensamento pequeno é contaminador. Time desorganizado fora de campo dificilmente se dá bem dentro das quatro linhas. Tanto é assim que as mudanças repentinas (ou nem tanto) não deram resultado e correm sério risco de não dar. Nada de bola de cristal gente! Só estou escrevendo o que penso e, para o bem do futebol da Serra Gaúcha, torço para que só o palpite do VEC esteja correto.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dá volume...

Pois é gente, o "Dá Volume Aeh!!!" está de volta. Pra quem não sabe do que se trata, é um arquivo de áudio que fala de música e traz novidades ou um pouco de história, dependendo do momento e da inspiração. Sugiro inclusive que após ouvir, se gostar, claro, você faça o download aí na barra à direita. Aí onde diz PODCAST. Quem já tem todas as edições anteriores, completa a coleção. Quem é estreante aproveita pra ouvir e baixar os demais. Bom, chega de papo, boa audição e feliz download pra você.

Tem que melhorar!!!

O aproveitamento dos "serranos" no Gauchão 2010 está aqué do esperado, puxado principalmente pela campanha devagar do Juventude. Se o Caxias não vencer hoje à noite, Esportivo e Veranópolis VEC) estarão "salvando a pele" dos clubes que representam a Serra Gaúcha na competição. O VEC segue sua rotina de fazer bons campeonatos, até porque se dedica exclusivamente ao "ruralito". Já são 4 pontos em 6, sendo uma goleada e um empate longe de casa contra o reforçado Novo Hamburgo. O Esportivo, dentro do que se esperava dele, segue aos trancos e barrancos, com dificuldades, mas, com a vitória de virada ontem já está na zona de classificação. Os time de Caxias é que precisam mostrar mais. O Caxias hoje, por exemplo, precisa vencer e convencer, coisa que não conseguiu em casa. Apesar disso, parece ter mais time que o maior rival. Assisti aos dois jogos do "papo" no campeonato e além de ver um time fraco, desentrosado e desorganizado em campo vi também que as soluções não estão no grupo. Nem mesmo o bom currículo de Osmar Loss, que sempre trabalhou com a chamada "segunda linha" colorada, não parece ser suficiente pra dar conta do recado. Até agora é ele, o Juventude, quem está devendo, e muito, aos que torcem pelo sucesso dos clubes da Serra. Se não começar a reação na próxima rodada já começa a ser candidato ao rebaixamento, e pior, descobrirá, se já não sabe disso, que não tem time "nem pra largada" na Série "C". Que as coisas melhorem, pro bem de todos.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ei-lo...

Conforme prometido, em áudio, aí está um resumo do que penso sobre Ronaldinho-Seleção-Copa!

Aproveito pra fazer uma saudação especial a mais um santiaguense que hoje descobri está se chegando pra Serra Gaúcha. É o Eduardo Medeiros, filho do grande Dr. Renato e que passou uns tempos advogando lá no centro-oeste. Chegou a uma semana com sua esposa e pretende ficar por aqui. Como estou aqui há mais tempo, desejo ao casal muito sucesso e que sejam muitos felizes nesta terra que, segundo meu ex-chefe, é "que nem coração de mãe".

Ao comentário esportivo então...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Saiu barato

Viram essa do atacante Jobson do Botafogo? Duas vezes pego por uso de cocaína ele chegou a confessar que usou cocaína em uma festa onde estava "empolgado" ao lado de uma atriz. Em seu julgamento ele disse que nunca usou cocaína e só fumou crack umas vezes. Usar droga repetidamente, mentir no tribunal... só por essas ele poderia ter sido banido do esporte. Dois anos de punição acabou saindo mais do que barato. Que pelo menos tenha aprendido a lição!

A volta do gênio

Do fim de semana pra cá, quando marcou três gols num único jogo e voltou a desconcertar os adversários, Ronaldinho voltou a ser cotado para a Seleção e uma verdadeira campanha "queremos Ronaldinho!" tomou conta da mídia. Normal que alguém com a capacidade técnica, com potencial pra gênio da bola, uma hora voltasse a jogar a bola que estamos acostumados a ver. Amanhã posto aqui um comentário (isso mesmo, falado) sobre o assunto, mesmo assim é sempre bom deixar o registro, afinal, é uma máxima das antigas mas vale pra vida toda: "quem foi rei nunca perde a majestade".

Acontece...

Vejam essa, que constrangimento! A escocesa Gillian Cooke, multicampeã de Bobsled, antes da descida sofreu um pequeno acidente, que vem se tornando comum para quem usa esse tipo de equipamento. Acontece...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fala, mulherada!!!

É sempre bom ver a mulherada falando de esporte, principalmente de futebol, que é popularmente conhecido como um esporte praticado e entendido só pelos homens. Nessas andanças de pré-temporada conheci essas meninas aí, que falam do esporte bretão com propriedade. Claro que elas têm uma visão mais "azul" do futebol. De qualquer forma vale o registro da iniciativa. Se alguém souber de mulheres coloradas que levam o futebol (mesmo que parcialmente) tão a sério é só enviar, farei questão de divulgar.

Esse é o link de acesso a páginas das 3 Mosqueteiras. Clica aí e tira tuas próprias conclusões.

Projetos...

Aham, acharam que eu ia abrir o jogo e contar tudo né? (hehehehe). Tô com uns projetos de gravar algo em áudio ainda hoje. Não sei se rola, mas... Depois do final de semana sem postagens, tirei o dia pra dar uma atenção especial ao twitter, disponibilizar algumas novidades e coisas interessantes e trocar umas ideias com as parcerias. Mas não deixa de visitar aqui né?

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A última da semana?

Neste exato momento está acontecendo a cerimônia de abertura da Copa Santiago de Futebol Juvenil. Esta é a terceira edição que acompanho à distância. Quem sabe em janeiro de 2011!? Sorte a todos, principalmente aos nossos guerreiros do Cruzeiro Esporte Clube que estão sempre matando leões pra manter o evento no topo.

Ainda sobre esporte, no final de semana comça o Gauchão e, só pra variar a Dupla entra como favorita. O Inter um pouco menos por estar usando o time "B" (mesmo assim merece respeito) e o Grêmio pelo bom time que montou e que deve crescer dentro da competição. Dos clubes do interior, quem sabe, meio que no susto, na cara e na coragem, a dupla CaJu!? Expectativa também em relação à participação do Esportivo. Não que ele tenha chances de brigar por título (pelo menos não deixou essa impressão até agora), mas como vai lidar com a "suspeita" de que é candidato a rebaixamento ou vai estar sempre na ponta debaixo, brigando para não cair.

Pra fechar a semana (e abrir a próxima, porque nesse fim de semana pretendo ficar longe da internet) re-posto a mais recente edição do "DÁ VOLUME AEH!!!", produzido e publicado no começo da semana. Quem ouviu, ouve de novo e quem ainda não curtiu, faz isso. Se gostar, vai ali no PODCAST e faz o download. É "facin, facin"!!! Grande findi a todos e até segunda (ou antes se eu mudar de ideia, vai saber!).

TOCA RAUL!!!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Enquanto isso, nos bastidores...




Na terça estive no Borgo, acompanhando o jogo-treino do Grêmio. Teve de tudo, jogo bom, chuva, barro, segurança mal educado, prepotência de algumas figurinhas que se acham, enfim, teve de tudo. Resultado: algumas "fotinhas" nos bastidores. Então, a partir de hoje vou publicar algumas, sempre com uma historinha. Essas de agora, por exemplo, mostram a imprensa em momentos diferentes. Tem o Gerson Lenhart, do Jornal Gazeta, sentado, de guarda-chuva e máquina fotográfica em punho. Tem também os que aliam as coisas, como o Cláudio, da Rádio Rainha, e a Bruna, do Jornal Integração da Serra. Ela também posou pra fotos. Aliás, a Bruna tá tri imparcial na foto né? Camiseta do Grêmio e uma camiseta na bolsa pra colher autógrafos de todo mundo. Ouvi falar até que os que ela não conseguiu na terça, foi buscar hoje em São Valentim.

Tá chegando ao fim

A pré-temporada da Dupla Grenal em Bento Gonçalves está chegando ao fim. O Grêmio deixa a Serra logo depois do almoço de amanhã e o Inter viaja de volta à capital no domingo. Não estive o tempo todo em cima dos trabalhos, mas acompanhei tudo atentamente e acredito num saldo além de positivo dos trabalhos aqui realizados. O estilo de trabalho dos dois técnicos recém contratados pelos clubes de Porto Alegre. Pelo lado Colorado, Jorge Fossati se mostrou destemido e pouco apegado a frescuras de esquema tático. Diferente de outros treinadores que parece que nasceram grudados a uma forma de jogar, ele arma a equipe conforme a necessidade. Chega até ser perigoso ver o time jogando sem nenhum atacante no que dá pra se chamar de 3-7-0. Sim, o Inter ficou assim em campo quando Fossati colocou Edu na vaga de Alecsandro. Até então o time já havia atuado com dois atacantes e com apenas um. Mas o torcedor Colorado pode manter a esperança acesa, pois o grupo tem qualidade, assim como o homem que o comanda à beira do gramado. Claro que o Inter tem pela frente uma Libertadores, e nela tudo pode acontecer, mas se depender de estar preparado o Colorado está no caminho certo.

No Grêmio a equipe titular está clara, nem precisa ser gênio pra escalar o time, até porque as peças de reposição serem escassas. De qualquer forma Silas também mostrou que tem capacidade de montar um time com vontade de vencer e, mais que isso, com capacidade pra isso. Com alguns reforços e uma boa sequência de trabalho o Tricolor também é candidato a brigar por títulos, começando pelo Gauchão, onde o principal rival vai de time "B", passando pela Copa do Brasil (que dá vaga pra Libertadores) e, depois de tudo isso, o Brasileirão, onde pode chegar embalado por bons resultados e até mesmo pelos títulos que poderão vir.

Assim a pré-temporada vai indo embora, com bons resultados para todos (pelo menos eu penso assim), inclusive para as pré-temporadas propriamente ditas. Depois de um começo balançado por arruaceiros, tudo voltou ao normal e comprovou que não passou de uma atitude isolada, vinda de gente que nem merece ser chamada de torcedor. São marginais que vestem camiseta de clubes pra poder justificar as badernas por eles promovidas.

É isso meu povo, mais algumas horas ainda, mas já dá pra dizer: ano que vem tem mais!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O resumo do dia

Inter aplicou 5 com certa sobra pra cima do Esportivo. Bom para o Colorado que apresentou algumas coisas boas como a falta de apego a esquema tática, Giuliano em grande fase e D'Alessandro e Andrezinho jogando juntos com bom rendimento. Quanto ao Esportivo dá pra dizer que não dá pra tirar o jogo como termômetro, afinal a maioria dos adversários no Gauchão não terá o nível Colorado, mas deixa claro que as dificuldades vão ser imensas. Os três primeiros jogos (dois em casa) ditarão o que precisará ser feito ou se apenas será necessário dar tempo ao tempo. Amanhã falamos mais a respeito.

A grande notícia do dia foi a classificação do Juventude para as oitavas da Copa São Paulo de Juniores. Nos pênaltis, sofrido e tal, mas o único representante gaúcho que segue na competição está fazendo um belo papel. Ainda dá pra avançar mais.

Roteiro

Bom gente, como vocês devem ter reparado eu tenho feito o possível pra estar presente aqui o máximo possível, tanto que em alguns dias as postagens se acumulam, então aqui vai minha sugestão de que, sempre que passar por aqui, você dê uma bisbilhotada nas postagens anteriores, pois uma ou mais podem ter sido feitas no mesmo dia.

Hoje, por exemplo, já tem algo sobre Inter x Esportivo, um resumo do jogo-treino do Grêmio contra o São Paulo e ainda um post em áudio (também conhecido como podcast) com uma novidade musical bem bacana. À noite, muito provavelmente, acharei tempo pra mais alguma postagem. Portanto, prepare a barra de rolagem e boa visita!

Dia de Colorado em campo

Hoje é dia (ou noite, como preferirem) de ver o Inter em campo. Se no jogo-treino contra o Inter B já saltou faísca e saiu fumaça, imaginem como vai ser diante do Esportivo que precisa mostrar seu valor ao torcedor. Primeiras impressões deixada pelo time de Bento Gonçalves são as piores possíveis e a grande chance de mudar isso seria fazendo uma partida "de fundamento" diante do Colorado, sempre favorito. Ao Inter cabe mostrar um esboço do que deve ir a campo pela Libertadores, mesmo que até fevereiro muito coisa ainda possa mudar. Bom teste para os dois times e que merece um post mais elaborado após o fim do jogo. Volta mais tarde que teremos novidades.

"O resumo da ópera"

Desde ontem ficou aqui a promessa de que faria uma análise sobre o primeiro jogo-treino do Grêmio e aqui vou eu, de uma forma bem resumida, tentar colocar "minha versão dos fatos". Em primeiro lugar quero deixar bem claro que não estou participando da cobertura das pré-temporadas da Dupla e estive no Borgo ontem porque fica mais próximo de casa. Isso pro caso de eu não fazer a mesma cobertura do lado Colorado. Vocês sabem como são essas coisas. Bom, como prometi ser resumido, mãos à obra.

Já tinha escrito aqui que acreditava na escalação de Souza, Hugo, Leandro e Borges para formar o ataque gremista. Sim, podemos chamar de ataque, pois todos os quatro têm boa chegada na frente. De todos, talvez o Souza seja o menos "atacante". Bom, assistindo ao jogo-treino contra o São Paulo, do Borgo, que diga-se de passagem até tentou oferecer resistência mas não conseguiu, voltei no tempo e lembrei de um termo que surgiu há alguns anos, o tal do "quadrado mágico". O "quadrado" em questão era formado por Kaká, Ronaldinho, Ronaldo e Adriano, mas não vingou. Longe de querer fazer comparações (pelo menos em termos de peso dos nomes), creio que o Grêmio pode revelar um novo "quadrado". Longe de ser um quarteto fantástico e de reinventar o futebol, os quatro homens responsáveis pela articulação e finalização do Tricolor têm juntos um poder de fogo acima da média do futebol brasileiro e, como diz o amigo Filipe Duarte, parece que Grêmio faz sua parte ao inverter os estilos de jogo. O antes ofensivo Inter parece estar caindo na cilada de um atacante só, enquanto o Tricolor investe na sobra de gente poluindo o setor que costuma resolver. De cara já podemos apostar que Leandro tem tudo para ser o "queridinho" do torcedor. Veloz, com faro de gol, solidário e, acima de tudo, muito raçudo, o atacante chegou a recuar até a lateral esquerda para ajudar os companheiros. Melhor fisicamente e mais entrosado com os companheiros ele pode e deve "cair nas graças" da torcida.

Ainda sobre o jogo de ontem, alguns destaques interessantes (ou que pelo menos eu considero assim):
- Victor ficou mesmo com a braçadeira de capitão, mais que merecida. Seguro só fez uma defesa em 45 minutos, mesmo depois do lance ter sido invalidado pelo árbitro;
- Ferdinando e Adilson só perdem a posição no time de Silas para lesões ou suspensões. Ferdinando marca muito, guarda mais posição que Adilson e faz o jogo andar, tanto acelerando o passe quanto fazendo inversões precisas. Seria um desperdício improvisá-lo na lateral, assim como é um desperdício Mário Fernandes por ali, coisa que deve se resolver com a contratação de Vitor;
- Falando em improvisações, deu pra perceber (e eu estava do lado do cara) que Silás ficou entusiasmado com o bom desempenho de Maylson na etapa final. Pode até virar opção para a lateral direita, onde atuou por praticamente meia hora;
- Jonas, principalmente com a possível vinda de Marcelo Moreno, parece não ter muito espaço. O fato de ter-se especulado uma possível saída dele é sinal de que tanto direção quanto jogador sentem isso.

Bom, resumidamente era isso. A partir de hoje à noite posto alguns cliques feitos lá no Borgo ontem. Cada foto tem uma história, então vou ir contando-as por etapas.

Pra começar tem essa aí do Silas. O treinador não se acanha em chamar os jogadores à beira do gramado mesmo com o time atacando. Nesse caso é o jovem Mithyuê. Orientação importante tem que ser dada ao pé do ouvido.

Voltando!!!

Depois de muito tempo sem produzir nada de áudio, finalmente criei vergonha na cara e gravei uma nova versão do "Dá Volume Aeh!!!". A partir desta edição tô optando por um novo formato, que me permite produzir com mais frequência. Tem uma música só, então facilita na hora de gravar e, principalmente, na hora que a galera resolver baixar. O áudio tá aí pra ser curtido e lá na barra de PODCAST à direita. Boa audição e, de novo, obrigado por passar por aqui, mesmo que de vez em quando.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

As análises

Depois da chuva, já baixei as fotos e vou ajeitar tudo pra postar amanhã. As análises do jogo-treino do Grêmio, os cliques que eu fiz, algumas coisas de bastidores. Agora tô meio lento e vou dar uma olhada no Big Brother. Já abri meu voto lá no Twitter. Tô com a Tess! Amanhã eu volto com um pouco de tudo. Se bobear, mais tarde eu volto pra deixar algum registro. Só pra não dizer que não falei nada sobre os 8x0 aplicados pelo Tricolor sobre o São Paulo, aqui vai uma foto do Silas na sua pose mais comum à beira do gramado. Sobre o jogo, Souza, Hugo, Leandro e Borges. Se vier o Marcelo Moreno... Dá pra faturar o Gauchão com certa tranquilidade e se tornar franco favorito ao título da Copa do Brasil.

Pra ser analisado

No final da tarde desta nublada terça-feira o Grêmio entra em campo para seu primeiro jogo-treino da temporada. Como já acontece há alguns anos, a temporada da bola rolando para o Tricolor vai ser dar diante do São Paulo, equipe amadora de Bento Gonçalves, na casa do clube, onde o Grêmio já vem desenvolvendo treinamentos. Não que o jogo programado para as 17h45min vá ditar como vai ser o Tricolor no restante da temporada, mas, por ser uma espécie de teste vai servir para diversos tipos de análise. Quais seriam neste momento os "preferidos" do novo treinador? E o esquema, por qual Sila vai optar? Quem está melhor fisicamente, quem causa a melhor primeira impressão... essas coisas. E ainda tem o ingrediente da chuva que pode chegar a qualquer momento (eu aposto em durante o jogo). Análises? Mais tarde, aqui mesmo no Blog.

Ele está de volta

Bom para quem gosta da velocidade, ruim para quem vai competir com ele, a realidade é que Michael Schumacher está de volta. O piloto realizou na manhã desta terça os primeiros testes para o seu retorno à Fórmula-1. O heptacampeão utilizou carros da Super Nova, equipe da GP2, que será usado em 2010 oficialmente.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tempos "nem tão" modernos

Hoje, antes de sair para um compromisso, assisti às primeiras cenas da nova novela da Globo, "Tempos Modernos". Show de bola os efeitos mostrados logo na abertura, com o Antonio Fagundes participando de uma cena no melhor estilo "O dia em que a terra parou" ou outras produções do gênero. Tudo muito moderno mesmo, até o momento em que entra a primeira música da trilha sonora. Eis que começa a rodar "Até quando esperar", clássico da banda Plebe Rude, uma das que surgiu naquele movimento bem sucedido em Brasil, lá no início da década de 80 (abria o primeiro disco da banda no longínquo 1985). Tudo bem, ela fala sobre "tanta riqueza por aí... cadê minha fração...", essa coisa toda. Então vale, já que a novela fala de grandes investimentos, de muita grana rolando por aí. Mas e a música seguinte? "Segundo Sol", com o Nando Reis. Peraí!!! Cadê os "tempos modernos". Bom, o que veio depois eu não sei, pois saí de casa antes do primeiro intervalo. Que fique claro, não chega a ser uma crítica, afinal as duas músicas são de muito bom gosto, mas que é estranho, isso é.

Reforço de peso

Ano passado Walter foi afastado do grupo principal acusado até de estar acima do peso, como realmente estava, mas faltou um pouco de boa vontade com o centroavante. Em tempos de esquemas que variam a cada jogo ele pode ser importante já que o Colorado tem bons cruzadores e ele tem domínio da grande área. No jogo-treino de ontem, atuando pelo Inter B ele colocou a defesa do time de cima em polvorosa. Como Alecsandro não é unanimidade e Edu se mostrou inconstante, Walter surge como excelente opção. Se estiver acima do peso, que tratem de fazê-lo fechar a boca e perder peso. Como diz aquela famosa operadora de celular: "simples assim!"

Silas e os reforços

Ao que tudo indica o Grêmio deve aproveitar muito bem os reforços trazidos no início do ano. Pelo que dá pra se acompanhar e até mesmo pelo esboço de time que o técnico Silas colocou em campo no primerio coletivo do ano, hoje de manhã, pelo menos quatro dos recém chegados à Azenha devem figurar no time que abre a temporada oficialmente no domingo, em Pelotas. Certo ele, afinal de contas algumas figuras que foram mal em 2009 não devem ter prioridade. Ferdinando e Adilson é um dupla bem mais eificiente que os lentos Túlio e Rochemback. Souza e Hugo têm mais poder de criação que a antiga dupla onde Souza atuava com Tcheco. Leandro e Borges no ataque é pra não deixar saudades de López, Perea, Herrera e até mesmo do Jonas, que terá oportunidades, com certeza. Faz bem o jovem treinador ao investir nos "novos". Amanhã, no primeiro jogo-treino do ano, vamos ver se a tendência realmente se confirma.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Dá-lhe "Papo"

Falei de Copa Santiago, Dupla Grenal e quase ia esquecendo de falar do Juventude. Já postei aqui que acredito muito no trabalho do Osmar Loss. Pois parece que a chegada do novo técnico trouxe bons ares para os lados do Jaconi. O "papo" foi o único gaúcho a se classificar para a segunda fase da Taça São Paulo. Linkando os assuntos, este ano o Juventude participa da Copa Santiago. Quem sabe 2010 não é o ano para apagar um 2009 que o torcedor alviverde quer esquecer!?

Mais saudações...

Esses dias saudei o retorno do André, hoja aproveito para saudar outro retorno importante à blogosfera. É meu amigo Paulo Bandeira. Ele é assim mesmo, fica um tempão fora depois volta, mas parece que no momento o Dr. Vaucher está para a escrita. O blog dele está aí ao lado na lista de blogs parceiros mas também pode ser acessado clicando direto aqui.

Outro blog que tá a mil é o da Ieda. Tá, certo, vocês devem estar dizendo que tô fazendo média em casa, mas é verdade. Na quinta-feira passada o Blog da Patroa chegou à incrível marca de 431 acessos únicos. Foram quase 800 no total. Além do "Mel e Girassóis" ela também alimenta o PinkPurpurina, só com notícias das celebridades. Se não conhece ainda, clica aqui e confere.

Boa leitura

Zero Hora deste domingo e Veja da semana são boas dicas de leitura. A Veja, por exemplo, traz uma matéria completa sobre os "sem terra" que estão invadindo a Floresta Amazônica. O objetivo, lógico, ganhar dinheiro com a derrubada da mata, patrocinados por madeireiras ilegais. A reportagem sobre a memória também é bem interessante pra testar como estamos. Na ZH também vale uma olhadinha na matéria sobre a nova roupagem de "Alice no País das Maravilhas".

Ah, a Copa Santiago!

Inicia na próxima sexta-feira, lá no meu Boqueirão, a 22ª edição da Copa Santiago de Futebol Juvenil. Este ano serão 12 clubes (há tempos considerado o número ideal) divididos em dois grupos, fórmula que também fica muito perto do ideal para uma competição tiro curto como a Copa. Este ano algumas mudanças estão bastante salientes. O gramado foi substituído, deixando de lado a grama nativa. Apesar de toda a chuvarada que caiu em novembro, as notícias que vêm da terrinha dão conta de que ficou muito bom. Para quem está acostumado com as imagens da Copa, uma nova cabine, colocada no lado oposto das sociais vai dar uma outra visão, com mais glamour, eu diria. A mudança de posicionamento da direção, que este ano enfrentou a estrada e viajou aos países vizinho ao invés de mandar um fax e esperar pela boa vontade alheia. Atitudes que podem fazer a diferença. Este ano não teremos a presença do mineiros, no entanto tem a estreia do Vasco e um clube da Dinamarca. Por estes e vários outros motivos que já conhecemos a Copa Santiago tem tudo pra ser um grande sucesso. Ah se uma grande empresa "enxergasse" o evento, o salto levaria Santiago definitivamente para o topo do futebol juvenil mundial. É melhor que a Taça São Paulo, mas não tem a mesma mídia.

Testes sim, mas sem exposição

A semana que antecede o Gauchão é curta para o Grêmio. Em reta final de pré-temporada na Serra e sem time B para o "ruralito" o Tricolor vai passar por dois testes, ambos contra times amadores de Bento Gonçalves (São Paulo na terça e Flamengo na quinta). A tradição de enfrentar os dois clubes se mantém ao mesmo tempo que a cautela. Enfrentar equipes amadoras diminui a pressão que poderia existir num confronto contra um adversário de Gauchão, por exemplo. De qualquer forma será uma boa oportunidade para o torcedor conhecer a possível formação base que deve estrear dia 17 em Pelotas. Num primeiro momento Silas deixou claro que vai dar preferência aos jogadores que estiverem melhor fisicamente e que o esquema vai variar bastante. De cara a opção deve ser mesmo pelo 4-4-2. Nesse caso a provável escalação: Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques e Fábio Santos, Túlio, Rochembach, Souza e Hugo, Leandro e Borges. No papel o time é melhor que o que terminou 2009.

Dois em Um

Assim é o Inter de 2010. Hoje à tarde, por exemplo, teve Inter x Inter, com vitória do time principal. Lógico que o resultado é o que menos interessava nesse confronto. O que importa realmente para direção e torcida Colorada é que os dois times têm condições de fazer um bom papel, tanto na Libertadores quando no Gauchão. Quarta-feira o time do Fossati entra em campo para enfrentar o Esportivo naquele que acredito vai ser o tira-teima neste primeiro momento. Não se pode menosprezar o que foi feito em campo pelos jogadores do Inter B, dispostos a impressionar o novo treinador, mas os atletas do alvi-azul vão entrar "comendo a bola", no que se chama na gíria de "jogo da vida". É quarta, 20h. O teste também servirá para mostrar o verdadeiro potencial do Esportivo para o Gauchão. Chance de tirar a pulga que está atrás da orelha do torcedor.

Sempre bate uma saudade

Mais cedo a Tia Doce ligou me avisando que os dirigentes do Cruzeiro estariam no estúdio da Rádio Santiago, participando do Ponto de Vista, apresentado pelo Jones Diniz. Lógico, liguei o micro e fui acompanhar pra saber das novidades. É sempre bom ouvir o Chicão, o Celso, Roger e até mesmo o Capitão Muller, que no tempo em que eu era piá era chamado simplesmente de Cláudio. A Copa deste ano, a 22ª da história, promete muito e eu falo mais sobre isso em outra postagem. Esta daqui tem mais "carátrer saudosístico". Gosto de ver o quanto essas pessoas se envolvem, se doam, se esforçam pelo melhor e pela grandiosidade do evento, realizado numa região que não tem essa tradição e por uma equipe que sequer possui futebol profissional. Esta postagem tem mesmo esse carárer, de lembrar dos bons tempos em que estive trabalhando direto na Copa, ainda quando era Torneio Internacional de Futebol Juvenil e registrar a vontade que dá de poder estar conferindo de perto a sua realização. Este ano ainda não vai dar, pois minha presença aqui em Bento nesta altura do mês é muito importante (em breve todos saberão porque). Ano que vem, quem sabe, não estarei por lá, fazendo a cobertura em tempo real!?

Bom, vou continuar ouvindo (nesse momento o Celso está falando sobre o regulamento, bastante interessante por sinal). À tardinha volto pra falar destes "pormenores". Abraço a todos que fazem a Copa grande e até breve.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Os flagrantes

Nada demais, posto aqui apenas algumas imagens captadas recentemente pela poderosa lente do meu celular... hehehe. Não tem nada demais mesmo. Simplesmente tô dando uma volta por aí, algo me interessa e eu clico. Nem sempre as fotos podem ser aproveitadas, nem sempre elas têm foco, essas coisas, mesmo assim, vale a intenção. As duas fotos que vêm logo em seguida mostram duas situações do cotidiano de Bento Gonçalves, mas que podem acontecer em qualquer lugar. A primeira sim, tem a cara de Bento. Um pombo, discretamente se alimenta de algo deixado por algum "desavisado" que ignora a campanha da Prefeitura para banir os bichinhos do centro da cidade. O desavisado está entre aspas porque a maioria das pessoas, como eu, não concorda e demonstra isso em atitudes como esta, que é contra tal campanha. Quantas pessoas você conhece que ficaram doentes, ou pior, morreram por conta de doenças causadas pelas pombas? Se não fosse uma coisa tão "guerrilheira" eu lançaria a campanha: "Alimente os pombos sim, eles não fazem mal a ninguém". Bom, campanhas radicais à parte, vamos à segunda foto. O flagrante foi dado na casa de um amigo cuja identidade vou preservar pra ninguém ficar "tirando" com ele. O cooler do micro dele pifou (cooler é aquele ventiladorzinho que fica dentro da cpu). Como tinha muita coisa pra fazer e nesse meio tempo não podia manter a máquina para o conserto, o "figura" deu o famoso "jeitinho", improvisou um ventilador de frente pra cpu que agora está aberta para mantê-la ventilada. Não é o mais aconselhável, mas funciona. Como diria aquele famoso personagem vivido pelo Zé Wilker: "O tempo 'ruge' e a Sapucaí é grande".

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Movimento

Até quem já tá acostumado se assustou com o movimento no centro de Bento hoje. Um dos registros que fiz. Essa turma aí já é velha conhecida.

A pré-temporada e suas consequências

Que a pré-temporada da Dupla traz inúmeros benefícios para Bento Gonçalves, não restam dúvidas. Mas será que é só isso? Os problemas com o vandalismo de alguns marginais (não, eles não são torcedores) abriu espaço para um debate que antes não existia ou acabava sufocado por notícias mais relevantes. Como cita o amigo Celso Barp em comentário no post anterior, a vinda dos times da capital pra Serra traz pra cá também alguns elementos indesejados ou até desperta o lado "bad boy" nos que estão menos acostumados com tal movimentação. Ainda por cima tem a questão do investimento feito pelo Executivo local (dizem que cerca de R$ 240 mil), deixando de lado o time da casa. O Esportivo precisa e não tá levando, o que gera certo incômodo. Acredito que se pode ganhar muito em cima da Dupla, creio que mais bem explorado enquanto Evento Oficial no calendário do município, porém temos que avaliar também se além do bônus, queremos (e podemos) arcar com o ônus. Hoje mesmo surgiu a intenção do Vice de Futebol do Inter, Fernando Carvalho, de propor à direção do Grêmio que a pré-temporada dos clubes não ocorra na mesma cidade a partir do ano que vem. Conhecendo bem o que se passa nos bastidores e as características de alguns dirigentes, dá pra apostar que ano que vem já vai ser diferente. Quem vem pra Bento e quem não vem? Os dois poderiam ir para outras cidades, dependendo de propostas. Sinceramente, hoje eu não diria que lamento e nem sei se teríamos maioria entre os que lamentariam a "perda". Talvez o vendedor da foto aí acima. Será que o ônus gerado nestas duas semanas vale mesmo a dor de cabeça?

Mais tarde eu volto. Ainda hoje quero falar também da Copa Santiago que começa na semana que vem lá em Santiago City

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Saudações!!!

Já faz uns dias que estou pra saldar o retorno à blogosfera do amigo/colega blogueiro André Tajes. Antenado como sempre, ele tá marcando presença diária de novo no seu blog "Percepções". Saudação especial também à Nathy, lá de Carlos Barbosa, visitante assídua por aqui. Calma viu guria, não sou político não. Promessa é dívida!!!

Ah, viram a última? Douglas Costa mal chegou a Bento e já está de malas prontas. Direção do Grêmio deu mole de novo? Pelo menos dessa vez contratou as "peças de reposição" antes de se desfazer de jogadores importantes. Assunto pra amanhã.

O ar da Serra

Amanhã prometo deixar aqui um comentário sobre a presença da Dupla Grenal em Bento Gonçalves. Agora que os dois clubes "passaram por baixo da Pipa Pórtico" tá na hora de avaliar cada um e fazer algumas previsões. A quem o ar da Serra vai fazer melhor?

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ah, a internet!

Mais uma dessas fuçadas pela net e olha o que eu encontro! Um vídeo produzido pela Globo falando de tudo que é possível fazer na "rede". Uma das figuras em foco nasceu Tessália e ganhou o mundo recentemente como Twitess, uma das figuras mais "bombadas" da internet. Pois é, o sucesso da Tess foi tão grande que a Globo a recrutou pro BBB10 que começa na próxima terça. Além dele, outras iniciativas de sucesso são mostrada, incluindo uma editora de livros via internet. Assistam do início ao fim, vocês vão gostar, eu garanto.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Firme e forte

Incrível! Já estamos perto de completar um ano da morte de Michael Jackson e o cara continua nos surpreendendo (ou pessoas nos surpreendem usando ele). Agora pouco foi divulgado um trecho de quase um minuto e meio com o que seria "Another Day", parceria de Jacko e Lenny Kravitz, que recentemente teria classificado a expriência com Michael como "a experiência mais alucinante que teve em um estúdio". "Ele foi muito divertido e passamos rindo o tempo todo". Depois de voltar às paradas com "This is It", primeiramente lançada como inédita e que depois descobriu-se nem era isso, Michael dá mais uma demonstração de que mesmo depois de sua partida consegue mexer com o mundo. Se a "nova" música vai ou não ser lançada oficialmente e como vai ficar depois das mixagens, isso ninguém sabe. O que se tem até o momento taí pra você ouvir

domingo, 3 de janeiro de 2010

Olá!

Pois é gente, amanhã o ano começa de verdade. Primeiro dia útil chegando, povo voltando da praia, muita coisa pra por em dia... Como diriam os Engenheiros do Hawaii: "chegamos finalmente ao dia de amanhã". Passo por aqui neste fim de domingo com chuva pra dizer que tô preparando boas novidades pra esse começo de semana e uma delas é o retorno da nossa seção "MÚSICAS QUE EU OUÇO EM CASA". Cheia de novidades musicais nas quais tenho trabalhado nos últimos dias. Além disso pretendo trazer pelo menos um novo "Dá Volume Aeh!!!" e voltar com o o "famoso" comentário esportivo diário, afinal de contas essa semana teremos a chegada da Dupla Grenal à Serra Gaúcha, o que significa que teremos muitas novidades e assunto é o que não vai faltar. Não que tenha faltado nesse período que fiquei sem gravar, apenas estava "segurando o fôlego" para quando o 2010 chegasse.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ano novo... de novo

A cada 365 dias (as vezes 366) comemoramos um novo ano, fazemos algumas promessas, traçamos alguns objetivos e arregaçamos as mangas para "lidar" na "nova temporada" que chega. Normalmente no final do ano fazemos uma espécie de balanço, de retrospectiva, de auto-avaliação, essas coisas. Claro que fiz tudo isso, mas não vou tratar o ano novo como um desafio e apontar meus objetivos (pelo menos não neste post). Estou aqui hoje pra me forçar (e forçá-los) a voltar um pouco no tempo. Sim, viajar um pouco e lembrar o que pensávamos 20, 25 anos atrás, quando chegar ao ano 2000 era o desafio. Alguém aí se lembra de ter pensado algo do tipo "o que vou estar fazendo em 2010"? Sinceramente!? Não lembro. Mas lembro-me com perfeição das contas que fazia lá pela metade da década de 80, talvez até mesmo no início dos anos 90, quando calculava quantos anos teria no ano 2000, que sempre foi a grande referência da minha geração e algumas gerações anteriores. Lembro bem que naquele tempo, se alguém devia algo a outra pessoa, normalmente dizia: "Te pago no ano 2000". Pois 2000 veio e hoje faz parte de um passado quase que distante. E nesse momento, qual será o próximo "ano 2000" pra você? Taí uma boa pergunta. Não sei direito qual é a minha próxima "data marcante". Talvez 2012, ano em que alguns garantem de forma ferrenha que o mundo vai acabar. Não, não é essa não... Quem sabe o ano em que completarei 50 anos (e espero chegar lá cheio de vitalidade). Pelas minhas contas - e nem precisa ser gênio pra isso - esse ano será 2025. Boa! Que tal isso!? Que tal exercitarmos nossa calculadora, chegar no ano exato em que completaremos 50 anos e o que pretendemos estar fazendo da vida no dia de nosso aniversário número 50? Vou fazer isso e conto pra vocês em outras postagens. Enquanto isso, gostaria muito que vocês fizessem esse exercício e deixassem o resultado nos comentários... Que tal?

Bom primeiro dia (segundo, terceiro, quarto e todos mais) de 2010 a todos. Esse ano vai ser, como diria a Ieda, do balacobaco!!!