A Casa da Música Boa - Clique e Ouça!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Adele supera Taylor Swift e clipe de "Hello" é mais visto em menos de 24 horas


Billboard diz que novo single de Adele também pode ter venda digital inédita

Além de dominar as paradas mundo afora assim que foi lançada, a nova música de Adele já rendeu um recorde à britânica. A produção dirigida por Xavier Dolan foi vista nada menos que 27,7 milhões de vezes no canal da cantora, tornando-se a mais vista no YouTube/VEVO em 24 horas.

Com isso, ela superou com folga a última recordista Taylor Swift, que detinha a marca com a super produção de "Bad Blood (Feat. Kendrick Lamar)" lançada em maio, vista por 20,1 milhões de pessoas no dia de estreia.


Além desta marca, a voz de "Rolling In The Deep" está prestes a conseguir mais um feito. Segundo a revista Billboard, "Hello" foi baixada legalmente nos EUA 450 mil vezes em apenas dois dias e está em vias de se tornar a música mais baixada da história, superando "Right Round" de Flo Rida, que detém o recorde de 636 mil downloads em sete dias.

Vagalume


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Rock Solidário do Villa Lounge arrecadou mais de uma tonelada e meio de doações


A diretoria do Villa Lounge divulgou no início da noite desta segunda-feira o balanço da primeiro edição do Rock Solidário, evento promovido pela cena rock de Santiago, em parceria com a casa noturna e que contou com apoio de diversas empresas. E, para quem acha que o rock local não movimenta a massa, o resultado é espetacular: mais de 1.500 quilos de alimentos e produtos de limpeza arrecadados e que agora serão doados às famílias atingidas pela chuva de granizo da semana passada. Isso mesmo gente! Uma tonelada e meia arrecadada, de acordo com o levantamento feito pela Defesa Civil.

E não para por aí. Em uma noite que todos estiveram por lá de graça, das bandas à turma da copa e seguranças, a venda de bebidas resultou em mais R$ 5 mil.

Que venham outros eventos como este, afinal de contas, ROCK DE SANTIAGO RIMA COM SOLIDARIEDADE.


domingo, 25 de outubro de 2015

"Pressure Off" traz Duran Duran + Nile Rodgers + Janelle Monáe


O Duran Duran voltou com tudo em 2015. Em "Paper Gods" os britânicos fazem lembrar de seus bons tempos, quando lideravam as paradas pelo mundo afora.


No single "Pressure Off" então, cujo clipe foi lançado esta semana, as lembranças ficam mais acentuadas. A faixa lembra bastante a clássica "Notorius". E não para por aí! No clipe, Nile Rodgers - o super produtor que também marcou história com o Chics e Janelle Monáe também marcam presença.

Curte aí!

Colunista diz que Stones tocarão em Porto Alegre no dia 2 de março de 2016


O blogueiro e colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois, publicou esta semana que os Rolling Stones estarão no Brasil em 2016. E foi além, "cravou" que Jagger, Richards e Cia estarão em Porto Alegre no dia 2 de março. Arena ou Beira-Rio? Ninguém sabe. Sequer se sabe se a vinda se confirmará. 

Os boatos começaram a surgir quando os ingleses anunciaram que voltariam à América do Sul em breve.

As outras datas confirmadas são 20, 24 e 27 de fevereiro, no Rio e duas vezes em São Paulo, respectivamente.

A última passagem dos "pedras que rolam" pelo Brasil foi em 2006. E que passagem!


sábado, 24 de outubro de 2015

Copa Mercosul de Patinação arrecadará doações para Santiago


O temporal que tantos estragos causou aos santiaguenses esta semana não despertou somente a solidariedade local e de municípios da região. É muita gente tentando ajudar das mais variadas formas. Hoje, por exemplo, a turma da Geral do Grêmio de Santiago passou o sábado arrecadando doações no Centro da cidade.

Mas, como eu disse, essa solidariedade ultrapassa nossas fronteiras. Recebi há pouco uma mensagem do amigo jornalista Fábio Giacomelli, que está em Portugal, trazendo uma novidade.

"Estava ouvindo a Gaúcha agora e vai rolar a Copa Mercosul de Patinação Artística, em São Leopoldo, e a entrada é gratuita, com pedido de doações de alimentos, roupas que serão revertidos para o pessoal do Criança Feliz aí em Santiago".

De acordo com a reportagem da Gaúcha, o professor Paulo Vivian, que dá aula de patins e viaja com os alunos do Projeto para participar de competições, faz parte da Comissão Organizadora e sugeriu a ação solidária.

"A Copa Mercosul vai reverter as doações para Santiago, para o Criança Feliz, mais especificamente", acrescentou o Fábio, que, se tudo der certo, em breve vai narrar aqui seu primeiro ano de vida em Portugal. Os detalhes a gente revela em breve, depois que conversarmos algumas vezes mais.

A Copa Mercosul de Patinação acontece entre os dias de outubro e 2 de novembro.


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O silêncio acabou!!!! Adele libera clipe de "Hello" e acaba com "seca" de inéditas


Siiiiimmm!!! O silêncio acabou! Depois de alguns anos de ausência e de confirmar em carta aberta o título do novo álbum de inéditas (“25”), Adele revelou na madrugada desta sexta-feira, 23, “Hello”, a primeira faixa do novo disco que deve chegar às lojas no dia 20 de novembro, com 11 faixas.

Em tempo, na carta aberta da quinta-feira, Adele disse que “está fazendo as pazes” consigo mesma no novo projeto e que, ao contrário do anterior, "21", em vez de falar de separações, agora fala sobre reconcialiações.

 Ouça “Hello” e acompanhe a letra abaixo do vídeo



Hello, it’s me
I was wondering if after all these years
You’d like to meet, to go over
Everything
They say that time’s supposed to heal ya
But I ain’t done much healing
Hello, can you hear me?
I’m in California dreaming about who we used to be
When we were younger and free
I’ve forgotten how it felt before the world fell at our feet
There’s such a difference between us
And a million miles
Hello from the other side
I must’ve called a thousand times to tell you
I’m sorry, for everything that I’ve done
But when I call you never seem to be home
Hello from the outside
At least I can say that I’ve tried to tell you
I’m sorry, for breaking your heart
But it don’t matter, it clearly doesn’t tear you apart anymore
Hello, how are you?
It’s so typical of me to talk about myself
I’m sorry, I hope that you’re well
Did you ever make it out of that town
Where nothing ever happened?
It’s no secret
That the both of us are running out of time
Hello from the other side
I must’ve called a thousand times to tell you
I’m sorry, for everything that I’ve done
But when I call you never seem to be home
Hello from the outside
At least I can say that I’ve tried to tell you
I’m sorry, for breaking your heart
But it don’t matter, it clearly doesn’t tear you apart anymore
Ooooohh, anymore
Ooooohh, anymore
Ooooohh, anymore
Anymore
Hello from the other side
I must’ve called a thousand times to tell you
I’m sorry, for everything that I’ve done
But when I call you never seem to be home

Hello from the outside
At least I can say that I’ve tried to tell you
I’m sorry, for breaking your heart
But it don’t matter, it clearly doesn’t tear you apart anymore

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Villa Lounge promove noite de Rock Solidário para ajudar vítimas do temporal


A cena rock de Santiago se puxou e, em parceria com o Villa Lounge, a Ué Discos e diversos apoiadores, resolveu promover na noite do próximo sábado um evento em benefício das pessoas atingidas pelo temporal da quarta-feira.

No sábado, a partir das 22h, Aerogramas, Argonautas, Black Rivers, Kaustica, Deafening Noise, Marcus Manzoni, Proletários, Ramone Show e Tomarock subirão ao palco do Villa, sem cobrar cachê, em troca de o equivalente a R$ 20 em alimentos ou produtos de limpeza que serão repassados às famílias que necessitam de ajuda após a chuva de granizo.

O Conteúdos Criativos, como apoiador que é do Rock de Santiago, também está junto nessa empreitada. "Dá volume que isso é rock and roll!"

One Direction libera clipe de "Perfect" e apresenta "Home"


Os meninos do One Direction estão a mil. Esta semana, assim que lançaram o clipe oficial de "Perfect", segundo single do álbum "Made In The AM", que chega às lojas no dia 13 de novembro, eles já "dispararam", via Spotify, "Home" - que nem aparece na tracklist do novo disco - para delírio dos fãs da boyband.

As duas músicas já podem ser conferidas na programação da Rádio Conteúdos Criativos

Curiosos? Vejam e ouçam então!

Alisson: goleiro santiaguense pode jogar no exterior após título catarinense


O Conteúdos Criativos está prestes a completar dois anos e segue firme e forte com seu objetivo de postar, sempre que possível, notas positivas. Assim vem sendo, assim continuará enquanto o site existir, já que aqui não há fins lucrativos, tampouco o objetivo de fazer o contador de visitas disparar.

Isto dito e isto posto, compartilho com os amigos uma notícia muito bacana para o esporte local. Dia desses recebi um contato do amigo Paulo Santos, o Paulinho que conheci nos tempos de Escolinha do Cruzeiro há uns belos 30 anos, né Paulo. Orgulhoso ele me pedia para compartilhar o grande momento vivido pelo filho Alisson Machado dos Santos, campeão catarinense Sub-20 pelo Figueirense e capitão da equipe que superou a Chapecoense na decisão.

Considerado um dos destaques, o guri que começou na Base do Grêmio Espe, passou pelo Bola pro Futuro até vestir a camisa do Cruzeirinho não atuou em todas as partidas por estar treinando com o time principal, mas quando foi chamado deu conta do recado. Alisson esteve em campo em 15 partidas, sendo que em seis não sofreu gol pela equipe que defende há pouco mais de dois anos e para onde foi após deixar o Internacional.



Os elogios feitos pela imprensa também serviram para abrir os olhos de outros clubes além do próprio Figueira, com quem o goleiro de 20 anos e 1,90m tem contrato até dezembro. De acordo com o Paulo, o empresário Efraim Mendonça, que representa Alisson, já encaminhou proposta de renovação por dois anos ao clube catarinense e as negociações estão em andamento. Mas é bom que a turma do Figueirense se agilize, pois pelo menos três clubes têm interesse no menino de grande futuro, inclusive um clube de fora do Brasil. 

O futuro de Alisson deve ser definido nos próximos dias, provavelmente antes do início do Brasileirão Sub-20. Certo é que com essa moral o filho do Paulo e da Janaína vai longe e em breve vai estar levando o nome de nossa cidade pelos gramados desse mundão.

Parabéns à família e o desejo de muito sucesso ao Alisson nessa profissão tão ingrata que resolveu escolher e que está desempenhando com muita competência.


Foto: Luiz Henrique/Figueirense

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ouça prévia de música nova da Adele


Não restam dúvidas de que Adele está voltando! No último final de semana um comercial do X-Factor surpreendeu os britânicos ao revelar alguns segundos de uma música inédita da cantora. Assista:




Alvo de especulações e enorme expectativa, o novo álbum da Adele não tem título, data de lançamento ou qualquer informação oficial. Tudo está sendo guardado a sete chaves.

Com essa, podemos esperar mais  novidades para os próximos dias. \o/

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Santiago é uma das 25 melhores cidades para se viver no Brasil, aponta levantamento


O ranking anual da Revista Isto É colocou Santiago entre as 25 melhores cidade de pequeno porte (de até 50 mil habitantes) do Brasil para se viver. No ranking geral, onde todos os municípios brasileiros são avaliados, nossa cidade aparece na 326ª, número que também pode ser considerado espetacular se levarmos em conta que são quase 6 mil municípios avaliados.

Para chegar a estes números, a revista considera um levantamento feito por uma empresa especializada, que avalia uma série de ações, como fiscais e econômicas, por exemplo.

Entre as cidades de pequeno porte, Santiago aparece à frente, entre outras, de Frederico Westphalen e Carlos Barbosa, que é considerada há tempos uma das melhores cidades do Brasil e que possui grandes empresas em nível nacional, como a Santa Clara e a Tramontina.

No site da revista é possível acessar o ranking por categorias.

Mais um ponto positivo para nossa cidade, que só fica atrás de grandes cidades e outras da região metropolitana, reforçando ser Santiago a referência de nossa microrregião.

Veja o que diz a publicação a respeito:

"Para chegar às vencedoras, o anuário As Melhores Cidades do Brasil perscrutou as contas de 5.565 municípios, dissecadas pela Austin Rating, empresa responsável pelo estudo que resultou no ranking desta publicação, elaborado a partir de um índice que mediu as ações no âmbito fiscal, que se refletem no campo econômico e, por sua vez, se espraiam nas áreas social e digital. Os dados compilados são de 2014 e foram utilizados os relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las. Os números contidos nos relatórios são de responsabilidade das prefeituras.

As decisões tomadas pelas administrações municipais têm efeito imediato no cotidiano do cidadão. E os prefeitos se queixam de que, desde a promulgação da atual Constituição, em 5 de outubro de 1988, as atribuições que lhes foram incumbidas cresceram desproporcionalmente bem mais do que as fontes dos recursos usados para pagá-las. Tal qual um espetáculo de malabares, em que artistas lançam objetos ao ar e os manipulam sem deixá-los cair, nossos alcaides argumentam que necessitam da mesma destreza circense para equilibrar as finanças e mantê-las no azul, sem deixar que se esborrachem no chão e coloquem em xeque o destino de milhões de brasileiros."




terça-feira, 13 de outubro de 2015

"A dor ensina a gemer!", por Carlinhos Costabeber


Meus amigos e amigas!
Aproveito esse tempo chuvoso, para mostrar o que penso desse momento dificil. Coloco o meu sentimento sobre a importância de SE REINVENTAR, PARA SOBREVIVER.
Se estiver enganado, peço que me corrijam.

Carlos Costabeber (*)

Recentemente encontrei um grupo de amigos em um mercado, e o assunto não poderia ser outro: a crise ! Mas enquanto o pessimismo tomava conta da conversa, mostrei que pensava diferente, pois é justamente agora que surgem novas oportunidades. Depois das minhas justificativas otimistas, um deles falou: “agora ganhei ânimo, e vou retomar a idéia de um novo escritório no Centro-Oeste”.

Daí pude comprovar, que as pessoas estão com medo do futuro, e simplesmente engavetam os projetos que tinham pela frente. E esse receio todo, é consequência, principalmente, da falta de experiência. Essa geração pós-Plano Real, não sabe o que é uma crise de verdade. Por isso, está assustada; enquanto que o sentimento de quem já sobreviveu a tantos planos econômicos no passado, tem hoje mais condições de avaliar a situação, e encontrar alternativas de sobrevivência.

Claro que, nos últimos 25 anos, nunca se viu o Brasil chegar ao fundo do poço. Estamos vendo o país de pernas para o ar, dando uma guinada de 180 graus. Portanto, não é hora de temer, mas sim, de ser preventivo e ter coragem para reagir. Feliz ou infelizmente, agora é “cada um por si”! As pessoas tem de estar cientes de que precisam se proteger, já que ninguém virá em sua ajuda, caso necessário. Nem mesmo as coisas básicas como a saúde, segurança e o ensino públicos estão livres de sobressaltos e cortes de verbas. Todos devem estar preparados para o pior, como o desemprego, a inflação, o aumento dos impostos e dos preços públicos e da queda na qualidade de vida.

Por isso, todos estão se conscientizando de que precisam mudar seus hábitos, procedimentos e rotinas; a maneira de enxergar a vida pessoal e familiar. Afinal, um longo período de dificuldades recém está começando. E certamente, tudo precisa ser reinventado, recalculado, contabilizado. Temos de conseguir fazer mais, com menos; copiar as boas idéias; ser persistente; apostar em projetos que estavam engavetados; ter a humildade de reconhecer os erros; buscar a simplicidade; encontrar parceiros que venham a somar; de voltar a estudar e a compartilhar conhecimentos. Quem sair na frente, certamente irá se dar bem.

Não adianta ficar reclamando, e colocando a culpa no governo e na crise. A maioria das dificuldades são criadas por nós mesmos, pois caímos numa perigosa zona de conforto.

A dor deve ser um estimulo às mudanças, e não um fator de depressão e acomodação. Agora é a hora dos fortes e destemidos, para construir uma nova sociedade e uma nova fase na vida das pessoas e das empresas.

É o que penso, sinceramente!

(*) É graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSM (instituição da qual é professor aposentado), com mestrado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Tem especialização em Qualidade Total no Japão e Estados Unidos.É liderança empresarial reconhecida na cidade. Presidiu a Cacism, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Brasileira de Distribuidores Ford. É diretor da Superauto e do Consórcio Conesul. 

sábado, 10 de outubro de 2015

Assista e ouça "Vai e Vem", do Capital Inicial com participação de Seu Jorge

O Capital Inicial lança nesta sexta-feira (9) a canção 'Vai e Vem', primeiro single do aguardado DVD 'Acústico em NYC'.
A canção, que tem participação especial de Seu Jorge, já está disponível em vídeo no YouTube/Vevo e em todas as plataformas digitais. O lançamento do CD e DVD “Acústico em NYC” está previsto para a primeira quinzena de novembro e, além de Seu Jorge, conta ainda com Lenine e o guitarrista Thiago Castanho, ex Charlie Brown Jr . 
Asssita o clipe aqui e ouça a música diariamente na programação da Rádio Conteúdos Criativos

domingo, 4 de outubro de 2015

Com mudanças, Facebook aceitará fotos animadas como perfil

O Facebook está preparando cinco grandes novidades para a rede social. As novas funções devem mudar muitas coisas no visual da página, com destaque para a função que permite adicionar um vídeo de até 7 segundos à foto de perfil, em uma espécie de GIF. 

O vídeo como foto de perfil poderá ser gravado pelo usuário e ter duração de até 7 segundos, contando com auto-play sem som (se não for clicado). A imagem só será animada quando a pessoa estiver acessando o perfil de alguém, ou o seu próprio. Em todo o restante da rede social, só será mostrado um quadro estático do videozinho.

Entre as outras mudanças estão a opção de fixar as melhores fotos ao topo do perfil, adicionar fotos de perfil temporárias, campo com espaço de 100 caracteres para a bio do usuário e fotos de perfil centralizadas. Aigerim Shorman, gerente de projetos do Facebook, disse que as atualizações vão destacar o que está acontecendo na vida do usuário e mostrar os acontecimentos de uma forma mais expressiva.

As fotos de perfil temporárias poderão auxiliar os usuários no controle de sua imagem na rede social e promete ajudar em momentos de campanhas, como o filtro do apoio ao casamento gay. Além dessas mudanças, o Facebook vau ajustar o controle de privacidade pelo usuário, dando a possibilidade de escolha do que realmente deve ser público.

Os usuários também poderão escolher cinco fotos para serem fixadas ao perfil, oferecendo mais comodidade para a escolha do que eles querem que seja mostrado. O recurso lembra um pouco a forma com que as fotos do Tinder são destacadas.

Em sua primeira disputa, ASF fica com o vice no JIRGS #SérieBronze2016


Na estreia em competições, a Associação Santiaguense de Futsal (ASF) terminou a disputa regional do JIRGS com o vice-campeonato. Depois de vencer duas vezes (5 a 2 sobre Itaqui e 3 a 2 sobre Barra do Quaraí), a equipe treinada por Edinho Pimentel foi derrotada na final por São Borja, 1 a 0 na prorrogação.

Fundada há pouco mais de um mês, a ASF entrou em quadra pela primeira vez após apenas três treinos, utilizando uma base de jogadores de Santiago. O objetivo principal é a disputa da Série Bronze em 2016.

Com o resultado, a equipe santiaguense fica de fora da final estadual, já que apenas o campeão garantia vaga.

A direção já estuda a participação em outras competições preparatórias.

Na estreia, ASF conquistou o vice-campeonato. Foto: Marcio Manente/ASF

ASF vence segundo jogo e fará final do JIRGS contra São Borja #SérieBronze2016


A equipe da ASF venceu mais uma partida pela etapa regional do JIRGS, em São Borja, e garantiu vaga na final que será disputada às 16h deste domingo. Com dois gols de Marcelo e um de Igor, a equipe do técnico Edinho bateu Barra do Quaraí por 3 a 2. Na estreia, o futuro representante de Santiago na Série Bronze havia vencido o Itaqui por 5 a 2.

São Borja será o adversário na decisão. Apenas o campeão garante vaga na final estadual, marcada para o início de novembro, em Uruguaiana.

O time que deve iniciar a partida decisiva deve ter Leandro, Titoco, Kadron, Pablo e Japa.


ASF estreia com vitória no JIRGS #SérieBronze2016


A tão esperada estreia da Associação Santiaguense de Futsal (ASF) aconteceu na manhã deste domingo, 4, durante a edição do JIRGS Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul) 2015. A equipe que representará Santiago no Estadual Série Ouro em 2016 venceu esta manhã o Itaqui por 5 a 2 e depende de uma nova vitória, às 14h, para chegar à final. O adversário no jogo semifinal será Barra do Quaraí.

Os gols foram marcados por Kadron (2), Kapeta, Japa e Pablo.

Na Terra dos Presidentes, a ASF do técnico Edinho conta com os goleiros Leandro e John, Pablo, Titoco, Maikel, Rafael Kapeta, Marcelo, Japa, Igor, Kadron, Piu-Piu e Emerson.

Se conquistar o título regional, a ASF conquista o direito de disputar a final estadual, nos dias 7 e 8 de novembro, em Uruguaiana.

Grupo viajou cedo para São Borja, onde venceu na estreia esta manhã. Foto: Marcio Manente/ASF

Santiaguense Victor Loureiro vai atuar como fisioterapeuta na Olimpíada do Rio


Conheço o Victor Loureiro há pouco tempo (mais precisamente desde abril deste ano, quando ele se tornou parceiro da TRI e patrocinador do Aberto Santiago de Tênis), mas tenho a convicção de que se trata de um cara gente boa, do bem e profissional competentíssimo. O "Bocão", como alguns se referem, é um estudioso e que faz o que gosta. Talvez esteja aí o segredo de seu sucesso, pois fazer o que se gosta é essencial para atingir o sucesso.

Mas por que razão escrevo isso tudo sobre o Victor? Porque ontem vi uma postagem em que ele comemorava ter sido "escalado" para fazer parte da equipe de saúde das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Saber que teu perfil foi avaliado com sucesso para fazer parte de um evento deste tamanho é certamente algo que compensa todo esforço feito, todo dinheiro investido em estudos e aperfeiçoamento. Então, amigo, comemore! Tenho certeza que é um prêmio merecido.

Ah, não podemos esquecer que Victor é o fisioterapeuta da nossa ASF, que em 2016 vai representar Santiago na Série Bronze do futsal gaúcho.


sábado, 3 de outubro de 2015

Domingo, 4, é dia de adoção no Canil de Santiago


Neste domingo (4), o Canil Municipal estará aberto para visitação da comunidade entre 14 e 17h. O objetivo é mobilizar a comunidade pela adoção de alguns dos mais de 400 animais que hoje lá se encontram.

Os centenas de cães e gatos disponíveis para adoção normalmente são encontrados após serem abandonados e até maltratados pelos donos. Muitos são abandonados logo após o nascimento.

O acesso ao Canil fica é pela BR 287, trecho onde fica a Agrosolo. O espaço mantido pela prefeitura fica nos fundos da empresa.

Vamos lá, amigos, aqueles que podem fazer algo, façam. Os bichinhos agradecem!

"Chique é ser discreto", artigo de Carlos Costabeber (*)


Sempre considerei a humildade uma característica muito positiva da personalidade humana. Notadamente, nas lideranças e nas chamadas “pessoas públicas”. Mas a humildade está perdendo terreno, frente às mudanças por que passa a sociedade. O avanço das tecnologias de comunicação, a necessidade de ocupar espaços e a importância de “estar na vitrine”,  tem levado as pessoas a deixarem de lado essa questão.

Faço essa consideração, pois a minha geração está estarrecida! Voltando duas ou três décadas, ninguém imaginava o quanto a tecnologia iria mudar a cultura do mundo. O que mais ouço dessa turma: “ah, se no nosso tempo existisse o telefone celular, a internet…….”

Mas os tempos são outros, principalmente depois do advento “desse tal de Facebook” ! As pessoas, de uma hora para a outra, descobriram que podem fazer parte desse novo mundo da liberdade de expressão. Acredito que o objetivo de quem o criou, (1) era fazer com que as pessoas pudessem interagir gratuita e instantaneamente, por meio de mensagens e imagens. E (2) comercialmente, ter em mãos uma ferramenta de marketing como jamais visto, no sentido de medir esse gigantesco mapa de informações sociais.

E realmente, o planeta Terra virou a “aldeia global” de Marshall McLuhan.

Só que “essa coisa” está indo longe demais ! O fenômeno Facebook está mudando o comportamento das pessoas de uma forma inimaginável. Jamais os estudiosos da sociologia tiveram um cenário tão universal e tão fértil para trabalhar. Afinal, todos estão fascinados com esse repentino poder, independentemente de classe social ou econômica.

Acho isso fantástico, não fosse o perigo a que essas pessoas estão se expondo. O assunto é recorrente, e os alertas são feitos; mas mesmo assim, essa explosão das mídias sociais está nos levando a correr riscos desnecessáriosEstamos expondo publicamente (e até irresponsavelmente) nossas famílias, nossas amizades, nossas rotinas, que passam ao alcance de qualquer um. Estamos oferecendo um “prato cheio” para a marginalidade, além de estar gerando gratuitamente, a inveja de muita gente. E inveja é um perigo, pois de alguma forma, acaba atraindo e multiplicando “fluidos negativos” sobre a gente.

Sem falar que muita gente deixa de conseguir um emprego, pois hoje, também as empresas “espionam” as postagens, para descobrir informações sobre todos os candidatos.

Fica mais esse alerta, principalmente para os pais, para que tenham mais controle sobre o que os filhos estão postando nas redes, pois inocentemente, podem estar colocando em risco a vida de toda a família.

O Facebook é algo espetacular, para quem sabe usá-lo com inteligência (e profissionalismo).

(*) É graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSM (instituição da qual é professor aposentado), com mestrado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Tem especialização em Qualidade Total no Japão e Estados Unidos.É liderança empresarial reconhecida na cidade. Presidiu a Cacism, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Brasileira de Distribuidores Ford. É diretor da Superauto e do Consórcio Conesul. 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dom de Semblantes estreia "Leccionem" durante o Santiago Encena


Essa semana recebi para divulgação um material sobre o novo trabalho da Cia Dom de Semblantes. A estreia está programada para o dia 15 de outubro, durante o Santiago Encena. Desde já desejo boa sorte aos amigos que fazem parte do grupo e deixo o convite para que os leitores prestigiem.



A seguir, a sinopse do espetáculo:

Partindo do texto "A Lição", do dramaturgo francês Èugene Ionesco, LECCIONEM propõe uma imersão no universo do Teatro do Absurdo – movimento de dramaturgia surgido no final da década de 40. Tendo como referência o universo tragicômico criado por Ionesco, a peça busca um significado além das próprias palavras, desta forma, revelando aspectos da condição humana: relações de poder, domínio e o valor da informação, presentes na obra do autor. 

Em LECCIONEM, uma jovem aluna interessada em prestar exames para o Doutorado Total, busca aulas particulares com um velho conhecido professor de uma cidade do interior da França, especializado sobre qualquer assunto. Os que acompanhamos ao decorrer da trama são diferentes relações de poder entre os personagens através de diálogos aparentemente absurdos, que revelam a falta de comunicação entre os indivíduos.