A Casa da Música Boa - Clique e Ouça!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Pense bem, será que 2015 foi tão ruim assim?


Em algumas horas nos despediremos de 2015. Um ano que certamente não deixará saudades por uma série de fatores, tanto em nível local, como estadual, nacional e mundial, mas o que realmente cada um de nós levará deste ano? O que nos motivará a fazer mais e melhor em 2016? Perguntas interessantes.

Sei que nessas horas a lista de reclamações é sempre maior e vem em primeiro lugar, ao menos para a maioria, mas prefiro pensar nas coisas boas que aconteceram. O meu 2015, por exemplo, começou de um jeito e termina de outro bem diferente, mas, numa avaliação bem profunda, entendo que foi bastante positivo.

O ano de 2015 para mim iniciou com o desafio de "sair de uma zona de conforto", de deixar um emprego estável e na área que gosto para encarar a TRI Multimídia, uma ideia que no começo gerou algumas desconfiança, um temor de que a não fosse bem compreendida e que o mercado local não estivesse preparado para ela, mas, felizmente, ao lado da Bruna Tusi e do Claudio Brum, atingimos nosso objetivo e entraremos em 2016 mais motivados e com a certeza de que estamos no caminho.

Conheci muita gente este ano. Muitos vieram pra ficar, outros já ficaram pelo caminho (quem sabe não nos reencontramos logo ali adiante). Reencontrei muitos amigos (certamente preciso dedicar mais tempo a manter essas amizades acesas), retomei meu "destino" de auxiliar na valorização do esporte local, o que até já gerou um novo projeto que apresentarei a vocês no primeiro dia de 2016. E por aí vai!

O lado positivo de 2015 - e espero que se repita em 2016, 2017, 18, 19 - é ter mantido a positividade sempre. Mesmo nos momentos em que os obstáculos à frente pareciam intransponíveis, "pensamento positivo e bola pra frente que tudo dará certo". E dá! E deu!

Claro que não tenho como deixar de lado os fatos negativos. Claro que não gostei de ter sido atingido e nem de ver as pessoas que gosto - e até as que nem conheço - atingidas pelas frequentes quedas de granizo, mas é a natureza e contra isso nada podemos fazemos. Ou melhor, podemos! Podemos respeitá-la um pouco mais. As respostas serão certamente positivas. Não gostei também de ver os escândalos políticos e uma crise absurda deixamos a todos um receio do que pode vir pela frente. Não curti nenhum pouquinho ver o funcionalismo do meu Rio Grande receber seu salário em parcelas e ter que pedir empréstimo para ter acesso ao que é seu de direito. Mas é preciso crer que tudo isso uma hora vai ter fim e que os meios justificarão o fim.

Em 2015 também não gostei de perder pessoas próximas, algumas delas ainda muito jovens e com uma vida toda pela frente, como o amigo Diego Marquite. Mas o que podemos fazer nessas horas se não acreditar que cada um tem seu tempo por aqui e que quem parte inicia uma nova etapa em outro lugar?

Não curti (em 2015 e em todos os outros anos da minha vida) ver a violência tomar conta de nossas vidas, de ver pessoas tirando as vidas umas das outras sem justificativa, sem piedade, por pura maldade ou por motivos banais. Fazer o que? Este é o ser humano, o racional, o dono do mundo e das leis que o regem. Com esse mal, infelizmente, ainda terei/teremos que conviver por muitos e muitos anos ainda.

Pra encerrar, não tenho como deixar de agradecer a todos que fizeram parte da minha vida em 2015. Aos recém-chegados, boas-vindas, fiquem por aqui também em 2016 e pelo tempo que quiserem. Aos que já estavam comigo, continuem por perto, pois, mesmo que em alguns momentos isso não fique claro da minha parte (por um motivo ou por outro), vocês são muito importantes. 

Feliz 2016 para todos nós. Que a esperança nunca se perca, que o amor predomine sempre e que sejamos iluminados em nossas vidas, em nossas decisões - principalmente nas mais difíceis, nos caminhos escolhidos e nas boas ações que nos dispusermos a praticar. O lema para 2016 é AMAR MAIS!!!!


quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Como Santiago pode ganhar com o cancelamento do Carnaval de Jaguari


É lamentável para a economia de Jaguari que seu Carnaval tenha sido cancelado. Infelizmente o tempo castigou demais o município vizinho e seria, para alguns, um desaforo promover a festa. Digo para alguns, porque acredito que a festa teria que ocorrer da mesma forma, pois ela é responsável por injetar muito dinheiro na economia local durante o período momesco. 

Por outro lado - e já trabalhando com a nova realidade -, não há como não se perguntar que tipo de reflexo esse cancelamento terá em Santiago e como nossa cidade pode se beneficiar dessa situação. Ontem à tarde, encontrei o prefeito Julio Ruivo no exato momento que ele ficou sabendo da confirmação desta notícia e ouvi dele: "Vamos ter que repensar nosso Carnaval".

Uma das primeiras atitudes que o prefeito garantiu que tomará é chamar representantes das duas principais casas de shows de Santiago (Villa e Zanga) para ver se pode contar com eles para promover algo diferente, capaz de atrair e segurar por aqui os milhares de santiaguenses que todo ano costumam se deslocar para Jaguari. Não sei se ele fará isso e se nesse período de fim de ano terá tempo para "mexer os pauzinhos", mas a primeira reação mostra que o prefeito está antenado e imaginando uma forma de ganhar com isso e, ao mesmo tempo, dar mais volume e até quebrar alguns paradigmas que existem em torno da festa promovida pelo município na Estação do Conhecimento. Ampliar o espaço da festa, iniciando a partir da esquina do Villa, por exemplo, é uma das opções.

Ruivo sabe da importância de acertar na estratégia, pois ele acredita que a festa em Santiago se perdeu pela falta de continuidade. "Deixamos de fazer a festa um ano, dois, aí o pessoal foi experimentar em Jaguari, gostou e ficou", disse o prefeito em conversa informal ontem à tarde.

Sobre a possibilidade de trazer o Carnaval de Rua de Santiago de volta para a Avenida Júlio de Castilhos, Ruivo colocou como "praticamente impossível", já que a prefeitura enfrentou até problemas judiciais com moradores da região que não aceitavam o palco bloqueando a calçada.

Há também, claro, aqueles que digam que a permanência de toda essa turma aqui por Santiago pode "prejudicar o que está bom", mas isso já é coisa de gente que pensa uma coisa e publicamente fala outra. Deixemos assim.


Decisão sobre cancelamento do Carnaval de Jaguari foi tomada na tarde da terça. Foto: Divulgação

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Kit Harington, o Jon Snow de Game of Thrones, passa Ano Novo no Rio de Janeiro

Ator trocou o frio irlandês pelo calor carioca
O ator Kit Harington, intérprete de Jon Snow em “Game of Thrones”, trocou o frio da Irlanda do Norte, onde a série é gravada, pelo calor do Rio de Janeiro. Ele foi visto circulando pela cidade na noite de segunda, 28, quando começou a ser flagrado em fotos de fãs.

Harington escolheu o Rio para passar a festa de Ano Novo. Discreto, preferiu alugar um apartamento em Ipanema a ficar hospedado em algum dos hotéis de luxo da Zona Sul.

Segundo o colunista Bruno Astuto, da revista Época, ele estaria sendo esperado na tradicional festa do artista plástico Ernesto Neto, no Arpoador, após a virada.

Pipoca Moderna

Santiago: dois carros serão sorteados em menos de uma semana

O consumidor de Santiago deve ficar atento e na torcida, pois esta semana será marcada pelo sorteio de dois carros zero quilômetro. Serão dois sorteios, uma na quinta, 30, e outro no domingo, 3 de janeiro.

O primeiro sorteio acontece na manhã deste dia 30, na sede do Centro Empresarial de Santiago e premiará um consumidor que adquiriu produtos em uma das lojas participantes da promoção Compra Premiada, que vem entregando prêmios desde o primeiro semestre. O carro desta quinta não encerra a promo, que ainda sorteará um outro carro no final de janeiro.

O segundo carro zero da semana será sorteado na noite de domingo ou já na madrugada de segunda, feriado de 132 Anos de Santiago. Durante a festa que comemora mais um aniversário da Terra dos Poetas o sorteio brindará um contribuinte que ao longo do ano trocou suas notas fiscais por cupons. A arrecadação de notas este ano foi recorde mais uma vez, ultrapassando 1 milhão de cupons distribuídos, o que significado que o carro entregue pelo município está tão concorrido quantos alguns sorteios da Mega-Sena.

Um dos sorteios acontece durante a festa de aniversário do município. Foto: Divulgação

Fim de ano, mudança de comando na Câmara, lixo nas ruas...


O fim de ano está aí e muita gente já está de férias ou "em clima de". Mas o mundo não para, amigos, e a vida segue a mil, por mais que muitos prefiram não acreditar e se preparar para o Ano Novo que chega depois do Carnaval.

Mudança no comando da Câmara de Santiago
Como já era esperado, Marcelo Pirú Gorski de Mattos é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Santiago. Ele foi eleito apesar de mais uma tentativa frustrada da oposição de concorrer após a renúncia (pré-anunciada) de Claudio Cardoso. Enquanto o Palma for o "fiel da balança", fazer eleição na casa é só pra "consagrar" o PP. Melhor para o partido do governo, que de um jeito ou de outro se mantém no poder com nomes do partido ou com seus "escolhidos"

Mudanças na bancada?
Já faz algum tempo que o vereador Gildo demonstra insatisfação com muitas coisas que acontecem na Casa e no Governo. Insatisfação demonstrada publicamente a cada sessão legislativa. A pergunta é "Gildo pensa em deixar o PP ou é só barulho"? 

Pergunto isso porque se ele deixar o partido, fica sem sigla para concorrer em 2016. Aí surge outra pergunta: será que ele pretende mesmo encarar uma nova eleição? O novo ano dirá.

Cidade abandonada?
Como eu disse no início deste tópico, para muitos o ano já terminou e o feriadão parece interminável. No caso do recolhimento do lixo então... Há dias, antes mesmo do feriadão de Natal, a coleta vem deixando a desejar. Pior é que parece que a coisa só tende a piorar. Não sei se está acontecendo em todos os bairros, mas nas ruas por onde passo diariamente a sensação de abandono é impressionante. Para piorar, o lixo acumulado chama a atenção de cães e dos catadores, que, sem medo, rasgam as sacolas em busca do que os interessa.

E olha amigos, a coisa ainda pode piorar, pois depois do dia 31 o recolhimento só será retomado no dia 4, feriado municipal. Ao menos essa é a promessa.

Dizem os responsáveis que a coleta está normalizada. Nem vamos imaginar então quando ela estiver fora do controle, o que não está longe de acontecer. 

Pergunto: Não seria o caso de "dar uma chegada junto" na empresa responsável? Ou será que eles têm motivos, além de falta de pessoal e tempo para dar conta do recolhimento? Não creio nessa hipótese.


Com chuva a situação fica ainda mais grave. Foto: Ieda Beltrão/Rádio Santiago
Esportes
Para encerrar por hoje, aviso aos amigos do esporte que em breve farei o anúncio oficial da retomada do nosso Santiago Esportes. Por que digo isso? Porque uma Fan Page foi criada e muita gente já curtiu, ou seja, não tem mais como esconder a novidade. Provavelmente vamos entrar no ar antes da hora e ainda carecendo de alguns ajustes, mas como o esporte não para e gera notícia a todo momento, não há tempo a perder.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Morre Lemmy Kilmister, vocalista do Motörhead


A noite desta segunda-feira (28) termina com uma notícia muito triste para o rock ‘n’ roll mundial. Aos 70 anos morre o fundador, baixista e vocalista do Motörhead, Lemmy Kilmister. Quem trouxe o lamentável fato foi o apresentador americano Eddie Trunk pelo Twitter.

O velho Lemmy vinha passando por diversos problemas de saúde nos últimos tempos, causados pelos excessos e seu diabetes. Ainda não foi divulgada oficialmente a causa da morte. Na mensagem do Twitter Eddie diz o seguinte:

“Lamento informar que confirmei que Lemmy faleceu aos setenta anos de idade. Descanse em paz, um legítimo e verdadeiro ícone do rock".

Qualquer resumo sobre a vida de Lemmy ocuparia páginas e mais páginas, então, quem conhece a lenda sabe de quem se trata.

Assista Lemmy e o seu Motörhead na clássica Ace Of Spades


Reencontro da formação original do Guns N' Roses é questão de tempo. Será?

Reunião da formação original é sonho de consumo dos fãs. Foto: Divulgação
Ninguém fala nada oficialmente. Nenhum dos integrantes confirma ou dá pistas concretas, mas as evidências são de que em breve a formação original do Guns N' Roses pode voltar a dividir o palco. A notícia, apesar da falta de situações mais concretas, é uma das mais aguardadas dos últimos tempos.

Recentemente o guitarrista Slash chegou a comentar a possibilidade de voltar a dividir o palco com Axl Rose e Cia dizendo: "Acho que os fãs adorariam".

No último final de semana, os fãs de Star Wars que foram ao cinema nos Estados Unidos assistiram a um clipe de poucos segundos e que não trazia quase nada de informação ao som da clássica Welcome to the Jungle, faixa do álbum Appetite for Destruction de 1987, onde tudo começou.

As postagens na página da banda no Facebook também estão cada vez mais frequentes. Será? Será?



Veja o teaser gravado dentro de uma sala de cinema

É cedo, amigo Diego Marquite!


Ainda sem entender direito o que aconteceu, deixo aqui um registro pela morte trágica desse jovem amigo que partiu antes da hora.

Conheci o Diego lá pela metade dos anos 2000, através do esporte, paixão mútua. Fizemos uma bela amizade através dele e pelo desejo mútuo de movimentar o esporte de Santiago que tínhamos em comum. Um tempo depois, era lá no Mercado Boa Vista que eu e a Ieda Beltrão íamos fazer o rancho de todo mês. Ao fim das compras e de um bom papo com ele, Seu Adão e Dona Marlene, rumávamos para casa junto com as compras, levados na famosa caminhonete que entregava as compras. Diego sempre chegava e enquanto descarregava as compras sempre brincava com a Pink. Tempos depois chegou a Betty Boop, e como sempre relembra a Ieda, Diego teimava que ela cresceria e seria maior que a Pink.

O tempo passou, cheguei a vestir a camiseta do Mercado Boa Vista no "histórico" acesso à Série A do Amador de Santiago e depois segui para a Serra. Lembro como se fosse hoje que foi ele um dos primeiros a saber que eu iria encarar o desafio. "Tu é 'loko' rapá! Tem certeza que vale a pena?", dizia ele assustado durante o jantar em que celebrava mais um ano de vida.

No retorno a Santiago conversamos pouco, invariavelmente sobre esporte e eu já estava pronto para visitá-lo e apresentar a retomada de um projeto antigo, para o qual sempre contei com seu apoio. 

Nossa última conversa, há uns 15 dias, durante uma reunião da Liga eu disse "Tá bem hein!?" e ele de imediato disse: "Bem gordo". Foi nossa última troca de palavras. Nem deu tempo de chamá-lo pelo apelido que dei a ele nos tempos de esporte: "pega no fundo", referência ao goleiro esforçado que era, mas que invariavelmente acabava buscando a bola no fundo das redes.

Não costumo me enganar com as pessoas e tenho certeza que com Diego não foi diferente. Guri (que virou homem) bom, de família, educado, dedicado e acima de tudo uma pessoa do bem, que praticava o bem em todos os momentos de seu dia.

Vai deixar saudades, amigo. Vá em paz e tenha certeza que, apesar da tua juventude, deixaste um legado de coisas boas e um rastro inigualável de amizades.

Aos seus familiares fica meu desejo de muita força nessa hora difícil e de confiança que Diego está bem, cumprindo com seu destino e fazendo novas amizades onde quer que esteja.


sábado, 26 de dezembro de 2015

Como pode ficar a tabela de jogos da 28ª Copa Santiago após as mudanças?


Não faço parte da comissão organizadora da Copa Santiago, muito menos sou responsável pela tabela de jogos, mas me arrisco publicar aqui um esboço do que poderiam vir a se tornar os grupos, caso a organização opte mesmo por diluir os atuais dois grupos em três para reduzir o número de jogos e driblar a chuvarada prevista para o mês de janeiro.

Ressalto que o que vocês verão abaixo não tem absolutamente nada de oficial, sequer o Renato Genro Vielmo imagina que esteja eu dando uma de "formulista". Pelo contrário, isso deixo pra ele, que tem anos de estrada na função. O que segue é apenas um "chute" que leva em consideração alguns fatores que muitas vezes já foram levados em conta na formação dos grupos.

E qual a fórmula usada para chegar nesta tabela? Simples. Coloquei como cabeças de chave o Avaí (atual vice-campeão, já que o campeão Independiente não participará em 2016) e a dupla Gre-Nal, colocando o Inter (maior campeão) no grupo 2 e o Grêmio (segundo maior detentor de títulos da competição) como cabeça do 3. Em seguida distribui paulistas e catarinenses e estrangeiros de maneira homogênea. 

Reparem como ficou interessante. No grupo 2, por exemplo, teríamos um Inter x Chapecoense, que não deixa de ter uma história recente interessante (mais para os gremistas corneteiros que para os colorados, é verdade) e no grupo 3 teríamos o encontro de Grêmio e Palmeiras, de tão intensa rivalidade nos anos 90, além de Grêmio e Criciúma, que já fizeram final de Copa do Brasil (com final trágico para os gremistas) e final de Copa Santiago.

Diria que essa tabela ficou "bem legalzinha". No mínimo simpática, não amigo Genro?

Vamos ver como ficou a "tabela do Júlio Martins"?

GRUPO 1 
Avaí
Cruzeiro de Santiago
Gama
São Paulo

GRUPO 2 
Internacional
Chapecoense
Ponte Preta
3 de Febrero-PAR

GRUPO 3
Grêmio
Criciúma
Palmeiras
Santa Cruz de La Sierra-BOL

Em um nova tabela fictícia, dupla Gre-Nal seria cabeça de chave. Foto: Ieda Beltrão

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Chuva pode obrigar organização a diminuir número de jogos da 28ª Copa Santiago


Recebi há pouco uma informação importante sobre a 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil, que acontece de 8 a 23 de janeiro de 2016. Soube que o Renato Genro Vielmo, responsável direto pela tabela de jogos, que podem ocorrer mudanças drásticas por conta da chuva prevista para o mês de janeiro (há quem fale em 600mm para o mês todo).

Com a escassez de opções para acomodar os mais de 30 jogos previstos na tabela original, existe uma possibilidade bem grande de que haja uma redução no número de partidas disputadas. Nesse caso, os atuais dois grupos de seis equipes seriam diluídos em três grupos com quatro equipes cada, diminuindo assim o número de jogos de cada um na competição. Pelo regulamento atual cada equipe disputa cinco jogos na Fase Classificatória. Com a mudança, cada um disputaria apenas três.

A ideia é ter esse plano B para o caso de as previsões se confirmarem. No entanto, qualquer decisão só poderá ser tomada com o consentimento das equipes, que serão notificadas dessa possibilidade e poderão discutir o assunto durante o Congresso Técnico, marcado para a tarde do dia 8 de janeiro, na Câmara de Vereadores. Todos os clubes participantes estarão representados nesse evento.

Após serem informadas, algumas equipes poderão recuar e cancelar a participação, pois dependendo da viagem pode não valer a pena o investimento para a disputa de três jogos apenas, mas é um risco que precisa se correr. Melhor perder um ou outro clube agora do que colocar os jogadores para atuar em condições totalmente inapropriadas e que possam causar até constrangimento ao maior evento esportivo da nossa região.

Vamos aguardar os acontecimentos. Assim que tiver novas informações, trarei aos amigos.



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Whatsapp também vai disponibilizar chamadas de vídeo em breve



O WhatsApp vem aí com mais uma novidade muito legal: em breve ele também poderá ser usado para fazer chamadas em vídeo, assim como o Facebook já permite.

O recurso será implantado nos aparelhos com sistema iOS e posteriormente chegará ao Android. O funcionamento será semelhante ao do Skype, onde a imagem de quem realiza a chamada é visualizada a partir de uma miniatura localizada no topo da interface do app, além disso, também será também possível alterar entre as câmeras traseira e dianteira do aparelho durante a ligação multimídia e mutar o microfone, se assim for necessário.

Outra novidade que deverá acompanhar a nova versão do aplicativo é o suporte a abas múltiplas durante as conversas.

É possível que já na próxima atualização do app o novo recurso esteja disponível. 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Flávio Basso, o Júpiter Maçã, morre aos 47 anos


O músico Flávio Basso, conhecido como Júpiter Maçã, morreu nesta segunda-feira. O roqueiro que começou carreira no TNT tinha 47 anos. Ele sofreu uma falência múltipla dos órgãos, de acordo com informação passada pelo Instituto Médico Legal à sua produtora. 

Em tratamento por conta de uma cirrose e de complicações devido ao uso de drogas, o músico tinha show agendado no Panamá Estúdio Pub nesta terça-feira. O estabelecimento emitiu uma nota no Facebook. “Comunicamos que o amigo Flávio Basso (Júpiter Maçã) infelizmente nos deixou nessa tarde. Amanhã, ele estaria conosco fazendo uma apresentação aqui no Panamá Estúdio Pub. Amanhã vamos estar homenageando esse grande amigo”.

Cantor, compositor, músico e cineasta, Júpiter começou a carreira com o TNT e mais tarde passou para os Cascavelettes. Em 1996, o cantor iniciou a carreira solo. No mesmo ano, trocou seu nome para Júpiter Maçã e lançou o psicodélico disco de estreia "A Sétima Efervescência". Algum tempo depois, o álbum foi eleito pela revista Rolling Stone como um dos 100 discos brasileiros mais importantes da história.

Mudando o nome novamente para Jupiter Apple, em 1999, ele lançou o delicado e “bossa novístico” "Plastic Soda". O disco foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Os álbuns seguintes foram "Hisscivilization" (2002) e o bluesy/folky "Bitter" (2007). 

Em 2008, Jupiter lançou "Uma Tarde na Fruteira", no qual estão os hits "A Marchinha Psicótica de Dr. Soup" e "Beatle George". O single de 2009 "Modern Kid" foi eleito pela revista Rolling Stone como uma das melhores canções do ano. Em 2010, foi a vez de um novo single: "Calling All Bands", um hino à cultura das bandas pop.

A gafe do século: apresentador erra anúncio da Miss Universo

Esse é um daqueles vídeos que valem por mil palavras. Aí está a gafe do século, passo a passo. Alguém acredita que ele vai apresentar algum outro concurso nessa vida.

O vídeo é legendado para que vocês possam entender exatamente o que aconteceu.

domingo, 20 de dezembro de 2015

Pensa rápido e me diz: o que te faz feliz?


Parece clichê - e talvez seja mesmo - mas a felicidade está nas pequenas coisas da vida. Pelo menos eu penso assim. As pessoas costumam complicar, costumam dificultar, se auto-punir e se afastar da felicidade muitas vezes, mas seria muito se todos pensassem como eu e como tantos outros milhões de seres humanos. 

Ouvir tua música favorita ou ver aquele filme tão esperado ao lado de quem você gosta. Torcer pelo time do coração como se cada jogo valesse um título. Tomar um chimarrão sem pensar no que vai fazer quando a cuia roncar. Sair de cara pro vento sem destino e sem hora pra voltar. Tem tanta coisa pra escrever aqui que eu ficaria horas na frente do computador relacionando-as, afinal de contas, o que faz cada um feliz é algo extremamente pessoal.

Por isso resolvi fazer uma brincadeira com todos que passarem por aqui. Como o Natal está aí e o Ano Novo também, gostaria que vocês me dissessem o que os faz feliz. Sei que a galera não perde muito tempo postando comentários aqui, por isso sugiro que cada um que ler e quiser deixar sua mensagem copie o link desta postagem e compartilhe no Facebook com a frase "O que me faz feliz". Não importa quantas pessoas farão isso ou se elas seguirão as instruções, o que importa mesmo é saber o que te faz feliz e o que pode te fazer feliz em 2016 e nos anos que seguem. 

Eu, por exemplo, já fico mega feliz com a visita dos amigos por aqui. Feliz 2016 pra todos nós, independente do que nos faz ou nos fará feliz. 


Divulgada a tabela de jogos oficial da 28ª Copa Santiago


Conforme já havíamos anunciado aqui, a tabela de jogos da 28ª Copa Santiago está pronta. Essa é a versão oficial, encaminhada neste final de semana pelo responsável, Renato Genro Vielmo, à imprensa. Nela podemos confirmar que em pelo menos três dias o Estádio Alceu Carvalho poderá ter casa lotado, pois nestes dias a dupla Gre-Nal fará os dois jogos. 


sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Tabela de jogos e outras novidades sobre a 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil


No começo da noite de hoje tive a oportunidade de participar de uma das reuniões preparatórias para a realização da 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil. Pouca gente, mas os que lá estavam demonstraram disposição de fazer um bom trabalho. Recebi do amigo Renato Genro Vielmo um convite importante, mas isso é assunto para outra postagem, ouvi alguns debates sobre situações em torno do evento que não precisam ser postadas aqui, mas também colhi informações importantes sobre a Copa, que inicia em 8 de janeiro.

A principal notícia, além da anunciada tabela de jogos, é que parte do setor de arquibancada que fica ao lado da Social, a área coberta do estádio Alceu Carvalho, também será coberta. Para quem frequenta o estádio, o espaço a que me refiro fica entre o portão de acesso à arquibancada e o fim da área de cabines de rádio, ou seja, praticamente metade daquele espaço também ficará protegido. Iniciativa louvável da direção, que já projeta ampliar essa coberta em seguida.

Boas notícias também do ponto de vista financeiro. De acordo com o presidente Maninho, não falta muito dinheiro para que a Copa "entre no azul" e possa terminar os 16 dias de jogos sem deixar "rabos financeiros". Alguns patrocinadores estão sendo procurados, todos fora de  Santiago, para fechar essa cota.

Presidente Maninho confirmou algumas novidades sobre a competição. Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação

Outra novidade do lado de fora dos gramados são os alojamentos, que este ano contarão com tv a cabo e wi-fi para a garotada. O Internacional, que há anos vinha se hospedando no Colégio Medianeira, a partir de agora ficará na Escola Lucas Araújo de Oliveira. O Cruzeiro está muito bem hospedado dentro do 5º RPMon.

A arbitragem também terá novidades. Este ano o grupo que atuará na primeira fase virá reforçado por duas auxiliares. A presença das mulheres nos quartetos de arbitragem forçarão o Cruzeiro a promover alguns ajustes nas acomodações para que estas possam ter um espaço reservado para banho e preparação para os jogos.

Por fim, a tabela de jogos ainda pode sofrer uma ou outra alteração, mas, como me foi repassada pelo Genro, responsável pela distribuição dos jogos, está muito próxima daquela que veremos sendo posta em prática em janeiro. Serão 4 jogos fora de Santiago (3 em Capão do Cipó e 1 um Nova Esperança) e outros 3 no Estádio Municipal Nery Cardoso. Tudo isso se o tempo permitir, claro, pois há previsão de muita chuva para o período de disputa da Copa, assim como ocorreu em janeiro passado.

Atentem que teremos jogos pela manhã inclusive em dias de semana, o que permite que as jornadas noturnas sejam, na maioria dos dias, de dois jogos. Haverá apenas um dia de folga, 19 de janeiro, na transição da fase classificatória para o início dos confrontos eliminatórios, chamados de "mata".

Tabela completa

Sexta - 8 de janeiro
Santiago - 20h - Avaí x Internacional
Santiago - 22h - Grêmio x Ponte Preta

Sábado - 9 de janeiro
Capão do Cipó - 10h - Atletico Santa Cruz (Bolívia) x Gama
Santiago - 18h - Chapecoense x 3 de Febrero (Paraguai)
Santiago - 20h - Cruzeiro x Criciúma

Domingo - 10 de janeiro
Capão do Cipó - 10h - Gama x Avaí
Santiago - 18h - Palmeiras x São Paulo
Santiago - 20h - Inter x Grêmio

Segunda - 11 de janeiro
Estádio Nery Cardoso - 10h - Criciúma x Chapecoense
Santiago - 19h - Ponte Preta x A. Santa Cruz
Santiago - 21h - São Paulo x Cruzeiro

Terça - 12 de janeiro
Estádio Nery Cardoso - 10h - 3 de Febrero x Palmeiras
Santiago - 19h - Avaí x Ponte Preta
Santiago - 21h - Grêmio x Gama

Quarta - 13 de janeiro
17h - Cruzeiro x 3 de Febrero
19h - Palmeiras x Criciúma
21h - A. Santa Cruz x Internacional

Quinta - 14 de janeiro
Estádio Nery Cardoso - 10h - Chapecoense x São Paulo
Santiago - 19h - Inter x Ponte Preta
Santiago - 21h - Avaí x Grêmio

Sexta - 15 de janeiro
Santiago - 19h - Criciúma x 3 de Febrero
Santiago - 21h - Cruzeiro x Chapecoense

Sábado - 16 de janeiro
Capão do Cipó - 10h - A. Santa Cruz x Avaí
Santiago - 18h - Chapecoense x Palmeiras
Santiago - 20h - Gama x Inter

Domingo - 17 de janeiro
Nova Esperança - 10h - São Paulo x Criciúma
Santiago - 18h - Palmeiras x Cruzeiro
Santiago - 20h - Grêmio x A. Santa Cruz

Segunda - 18 de janeiro
Santiago - 19h - Ponte Preta x Gama
Santiago - 21h - 3 de Febrero x São Paulo

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Com nova editora, Playboy brasileira volta em abril

A última Playboy publicada pela editora Abril já está nas bancas, mas a revista não deixará de circular no Brasil.

Após o fim da parceria com a Abril, a Playboy americana fechou um contrato com a PBB Entertainment, que integra um grupo do Paraná dono de empresas no setor de Recursos Humanos, locação de veículos e gestão de carreiras de celebridades, que fará, assim, sua primeira incursão na área de mídia.

A empresa, controlada pelo empresário Marcos Rodrigues e Silva, tem como publisher André Sanseverino, que já atuou como fotógrafo da Playboy.

A revista em versão impressa e digital voltará a circular, provavelmente, em abril de 2016.

A "famosa" Paparazzo Misteriosa ilustra a capa da última edição via Editora Abril.

Assembleia da Liga reúne 24 clubes e define competições para 2016


Ontem à noite, atendendo convite do amigo Luciano Vieira, compareci a assembleia geral da Liga Santiaguense de Futebol Amador e fiquei muito satisfeito com o que vi. Dos 25 clubes envolvidos, 24 compareceram, mostrando como as coisas estão bem organizadas, como o presidente está bem com os dirigentes e, o melhor, como os dirigentes estão abertos a novidades e amadurecidos, sabendo que a Liga precisa retomar seu caminho de crescimento.

Entre as principais resoluções aprovadas está a transmissão das finais de todas as 10 competições de 2016. E por que digo que esta é uma das principais? Porque a partir da aprovação unânime, as equipes se comprometem a contribuir com pelo menos R$ 200,00 para a transmissão (somente as finalistas). Elas aceitaram também que a Liga contribua com R$ 300,00 mensais para tal fim, o que garante pelo menos 50% do valor orçado para as transmissões, reduzindo aquela angústia de correr atrás de patrocínio algumas horas antes de cada final.

Outros assuntos tratados e que merecem destaque são a criação de uma revista que contará a história dos clubes, uma nova norma que prevê a permanência mínima de dois anos de um atleta após sua filiação, assim como a primeira filiação gera vínculo de três anos, preservando equipes que costumam revelar bons jogadores e os perdem para outras com maior poder aquisitivo. A manutenção de punições rigorosas também considero como muito positiva.

Para encerrar, gostaria de dizer ao Luciano, dirigentes da Liga e de clubes, que estou, sempre tive e sempre estarei à disposição para ajudar. Mais ainda depois de ver o quanto as coisas podem melhorar a partir do momento em que um grupo tão grande "fecha" em torno de uma ideia.

Lógico que problemas surgirão, que haverá momentos complicados, de instabilidade, mas o caminho é esse, todos com o mesmo objetivo, independente dos interesses próprios.

Por fim, gostaria de saudar aqui o vereador Marcelo Pirú Gorski, que "encarou" a turma do amador e, de peito aberto, se colocou à disposição para representá-los em suas causas, incluindo a tentativa de viabilizar o transporte para que nossos clubes voltem a representar Santiago em competições regionais e estaduais.

Então é isso, vida longa ao amador de Santiago!!!


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Grêmio e Inter estarão na rodada de abertura da 28ª Copa Santiago


Ainda não dá para dizer que é oficial, mas está muito perto disso: Grêmio e Internacional estarão na rodada de abertura da 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil, marcada para o dia 8 de janeiro. Mas nada de Gre-Nal. A dupla entrará em campo para enfrentar Ponte Preta e Avaí, respectivamente.

Vice-campeão em 2015, o Avaí fará o jogo inaugural, diante do Inter, simplesmente o maior campeão da história da Copa, com 13 títulos conquistados. No segundo jogo da noite, o Grêmio, que não conquista a Copa desde 2008, enfrenta a Ponte Preta.

Mas fiquem tranquilos, o clássico da primeira fase não tardará. Ele acontece no domingo à noite, logo após o clássico Paulista entre São Paulo e Palmeiras.

Também no primeiro final de semana da Copa, que termina no dia 23, acontecerão os primeiros jogos fora de Santiago, em Nova Esperança e Capão do Cipó, onde a primeira partida válida pela competição promovida pelo Cruzeiro será também a primeira oficial do Estádio José Francisco Gorski (Chicão).


Consulado do Grêmio promove Domingo Tricolor em Santiago

O Consulado do Grêmio em Santiago promove no próximo domingo (20) um grande evento para encerrar a temporada 2015. "O Domingo Tricolor. Um Natal mais Azul" contará com uma série de atividades, entre as quais estão carreata com Papai Noel Azul (saída da AABB às 14h), presença do ônibus do Grêmio, taças, musas, do mascote Mosqueteiro, bonecos infláveis, brinquedos diversos, venda de algodão doce, mateada e apresentações musicais variadas. Tudo isso na Praça Rubem Lang, ao lado do Ginasião. 

Além do Consulado, estão também envolvidos na realização do evento a Prefeitura de Santiago e o Projeto Bola pro Futuro.

Convite feito, atenção papais gremistas (e colorados que têm filhos gremistas também), domingo é dia de levar a criançada pra se divertir com o Papai Noel Tricolor.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Santiago conquista vice-campeonato no 8º Rolando Garra

Tenistas de Santiago comemoram com a campeã olímpica do vôlei Carol Albuquerque. Foto: Divulgação
Vinte e cinco alunos do programa Bola Pro Futuro participaram do 8ª Rolando Garra, competição em Porto Alegre. E os santiaguenses brilharam no evento, sendo que 4 alunos foram campeões e três levaram o vice. Na premiação final, Santiago ficou com o segundo lugar geral. A competição foi promovida pela Fundação Tênis e reuniu mais de 700 crianças divididas em várias categorias na PUC. 

Participaram núcleos de Sapiranga, Igrejinha, São Paulo, Santiago e Porto Alegre que conta com o Pão dos Pobres, Humaitá, Marinha do Brasil e PUC. Os alunos santiaguenses eram das escolas Boa Vista, João Evangelista, São José e Severino Azambuja, que fazem parte do projeto. Foram mais de mil jogos em dois dias e na sexta-feira os campeões foram sendo conhecidos. 

Santiago foi destacada
O prefeito Júlio Ruivo marcou presença na abertura do evento, ocorrida na quinta, dando o seu incentivo aos jovens atletas. Na solenidade de abertura, os organizadores falaram que Santiago é um exemplo de organização na implantação e aceitação do tênis.

Fonte: Site Oficial Prefeitura de Santiago

domingo, 13 de dezembro de 2015

2016, o ano do retorno ao esporte


Em 2015, depois de me chatear com alguns comentários idiotas que li nas redes sociais resolvi que não usaria mais este espaço para falar do esporte amador de Santiago. Decidi que não mudaria meu foco, mas optei por deixar nosso amador de lado. Isso até me fez deixar de atender a pedidos para comentar esse ou aquele assunto. Mas, depois de muito pensar, optei por retomar os assuntos locais de forma mais efetiva, não me limitando a escrever sobre um assunto ou outro lá de vez em quando.

Não vou abrir 100% o que vem por aí, mas posso adiantar aos leitores deste site, aos amigos que vez ou outra marcam presença por aqui e todos aqueles que acompanham meu trabalho de longa data que 2016 será o ano do meu retorno ao esporte com força total. 

Sigo firme e forte no projeto da Tri Multimídia, onde a cada dia surgem novas conquistas ao lado da Bruna e do Cláudio, mas sinto que é hora de dar vazão a essa vontade que tenho que estar mais perto de tudo que acontece no esporte local, regional, estadual e mundial. Melhor ainda em ano de Olimpíada, não?

As novidades contarei aos poucos, mas já posso adiantar que a partir da Copa Santiago tudo vai ficar mais claro, com acesso fácil a todas as informações que conseguir trazer, mesmo que o dia se torne pequeno e as horas de sono se tornem mais escassas.

Aproveito também para avisar aos amigos que atuam no esporte que pretendo contar com a parceria deles no dia a dia, assim como sempre me coloco à disposição para ajudar na medida do possível.

Que venha 2016 então, que o esporte santiaguense nos dê muitas alegrias!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Supermax: teaser de nova série da Globo vai te deixar arrepiado


A julgar pelo teaser divulgado esta semana, "Supermax", a nova série da Globo vem para fazer história. Essa é a impressão que fica depois de ver o teaser abaixo.

Seguindo a tendência norte-americana que vem fazendo o maior sucesso em canais como o Netflix, a trama conta a história de 12 pessoas envolvidas em um reality show apresentado por Pedro Bial. Nele, os participantes ficam isolados em uma prisão de segurança máxima na Floresta Amazônica. Além do passado e segredos de cada um, outros mistérios tornarão a luta pelo prêmio ainda mais emocionante e perigosa.

A data de estreia ainda não foi divulgada, mas se sabe que são 12 episódios e a possibilidade de outras temporadas.



Mariana Ximenes e Cléo Pires serão protagonistas ao lado de outros rostos pouco conhecidos do grande público.

Assista e tire suas próprias conclusões:

domingo, 6 de dezembro de 2015

Sub-15 do Grêmio Espe conquista título da Copa Fronteira



Em minha última passagem pelo rádio, pela Nova 99, promovi uma série de entrevistas para falar a respeito e valorizar o trabalho feito nas Categorias de Base em Santiago. Lá conversei com o Renato Genro e o Daniel Pahim, entre outros que atuam nessa área. Lembro perfeitamente quando o Genro destacou o trabalho do Bola pro Futuro e garantiu que em breve seu Grêmio Espe também estaria levantando troféus.

Imaginem então a alegria do Takão neste fim de semana, quando a "menina dos olhos" dele, o Sub-15 do Espe, conquistou o título da Taça Fronteira Oeste de Futsal.

E mais, a conquista veio com uma vitória maiúscula na final: 10 a 2 sobre o América Sant'aAnna, em São Gabriel.

Conquista mais que merecida, assim como todas as demais que nossa Base teve ao longo dos últimos anos, demonstrando que estamos no caminho certo. E faço votos de que continue assim.

Em tempo, pela mesma competição o Projeto Bola pro Futuro conquistou o vice-campeonato no Sub-11 e o terceiro lugar no Sub-13.

Sorteio dos grupos aponta para clássicos na primeira fase da 28ª Copa Santiago



Aconteceu há pouco o sorteio dos grupos para a disputa da 28ª Copa Santiago de Futebol Juvenil. As 12 equipes participantes foram divididas em dois grupos e a primeira fase terá dois clássicos nacionais e um clássico catarinense. As informações foram colhidas para o Conteúdos Criativos através do desportista Eduardo Monteiro, que repassou as informações em tempo real. Ainda hoje também teremos algumas imagens.

Os clássicos confirmados para a fase de grupos são Gre-Nal pelo grupo A, Palmeiras x São Paulo, Criciúma x Chapecoense pelo B.

Este ano não estive no sorteio, mas o ano passado já foi ventilado que a abertura da Copa poderia ser um Gre-Nal. E por que não?

Confira como ficaram os grupos:

Grupo A
Avaí (atual vice-campeão);
Grêmio
Inter
Gama
Ponte Preta
Santa Cruz (Bolívia)

Grupo B
Cruzeiro de Santiago
Chapecoense
Criciúma
Palmeiras
São Paulo
3 de Febrero (Paraguai)

FBI aponta esquema de corrupção que arrecadou mais de R$ 120 milhões na CBF


Os três últimos presidentes da CBF montaram um esquema de corrupção que arrecadou pelo menos R$ 120 milhões em propina. Investigações lideradas pelo FBI apontaram que Marco Polo del Nero, José Maria Marin e Ricardo Teixeira cobraram uma espécie de "pedágio" para cada empresa que procurava a entidade com a meta de fechar acordos de transmissão ou de exploração de marketing.

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, os valores manipulados pelos brasileiros estão entre os maiores do escândalo que sacode o futebol mundial. Os investigadores revelam que o esquema criou uma situação em que acordos comerciais que seriam mais vantajosos para o futebol deixaram de ser assinados, pois a opção era sempre por empresas que estivessem dispostas a pagar propinas.

As vítimas, segundo o FBI, foram a CBF e o futebol brasileiro, que poderiam ter arrecadado mais para financiar clubes e torneios. 

Fonte: Rádio Gaúcha

Aos 6 anos, Eduarda Heinklein detona na bateria



Domingo é dia de futebol, de descansar e de curtir rock, claro. Mas hoje vamos de um jeito diferente. Essa semana - em um daqueles fenômenos inexplicáveis - vídeos da pequena Eduarda Heinklen, uma catarinense de 6 anos, viralizaram na internet. Digo que essa semana porque em dois anos de vídeos postados no YouTube a média de views era de 10 mil e dessa vez os vídeos da menina já andam perto da casa de 1 milhão de visualizações.

Eduarda mora em Santa Catarina e vem ganhando espaço em programas de tv e na internet mundo afora por tocar bateria desde os 4 anos. E não é qualquer música que ela toca. A preferência da pequena é o rock, como pode ser visto em apresentações, festivais e aparições na tv. Veterana, ela conta ao Silvio Santos que aprendeu a tocar sozinha. Acreditam nisso?

Postarei três vídeos aqui, mas sugiro que assistam todos os outros que aparecem no canal da guria de Joinville. Um fenômeno que merece muitos aplausos e reverências.

Ah, no final tem um solinho básico do Neil Peart, baterista do Rush, que é para mim o maior monstro da bateria de todos os tempos.

Eduarda com 5 anos no Girls on Drums



Eduarda no Programa Silvio Santos



Eduarda tocando Rush no Legendários



Solo de Neil Peart