A Casa da Música Boa - Clique e Ouça!

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Previsão do tempo: sol e temperaturas mais baixas marcarão a sexta-feira em Santiago


O tempo firmou e a sexta-feira terá predomínio de sol e temperaturas mais baixas ao amanhecer e à noite. Ao longo do dia as máximas em Santiago não devem ultrapassar os 22ºC. Não há previsão de chuva.

No sábado a previsão praticamente se repete, com máxima em torno dos 23ºC. A chuva deve retornar no domingo, quando estão previstos 20mm. A tendência é de que a última semana de outubro inicie com tempo estável, em especial na terça-feira, quando pode chover até 41mm em Santiago.

Ouça a previsão do tempo completa na Rádio Conteúdos Criativos de segunda a sexta-feira às 8h45 e às 10h.

Som alto agora pode ser punido mesmo sem uso do decibilímetro e multa vai ficar mais cara


Quem, como eu, não curte aquela barulheira que vem de alguns carros que circulam por aí, recebeu uma ótima notícia hoje. Na verdade a notícia é de ontem, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a multa por causa de som alto dentro do carro por meio da Resolução nº 624. Mas o mais importante vem a seguir: sem a necessidade do decibilímetro, aparelho usado para medição de volume. Até então, a dificuldade em contar com esse aparelho era o maior empecilho para a aplicação de sansões.

Isso não quer dizer que todos que circularem por aí ouvindo som alto serão multados. Quer dizer apenas que aqueles que cometerem exageros estarão na mira das autoridades. Apenas aqueles que cometem absurdos e agem como se não houvesse mundo além dos auto-falantes dos seus carros.

A infração continua sendo considerada grave (5 pontos) e a penalidade de R$ 127,69 vai subir para R$ 195,23 em 1º de novembro). A retenção do veículo também faz parte do "pacote anti-barulheira".


Lógico que som de buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes, veículos de publicidade com caixas de som e carros de competição e entretenimento em locais permitidos pelas autoridades não fazem parte da lista de infrações. A punição é mesmo para acalmar essa galerinha que gosta de dividir seus gostos musicais (muitas vezes duvidosos) com o restante do planeta. Ainda bem que não sou o único que acho que se a pessoa gosta tanto de uma música, ela deve ouvir nos fones.

E não tem nada de perseguição, né amigos! É simples. O direito de um termina onde começa o direito do outro. Quem não quer barulho não pode ser obrigado a isso. E ponto.


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Previsão do tempo: chuva dá uma trégua e sol aparece nessa quinta-feira


Depois de três seguidos de muita chuva e precipitações acima dos 300mm, Santiago terá uma quinta-feira de tempo bom e com o retorno do sol, que deve permanecer entre nuvens na maior parte do tempo. O dia começa com temperaturas na casa dos 17ºC. À tarde ela pode atingir os 28ºC.

O tempo deve permanecer firme também na sexta-feira. No sábado pela manhã o sol predomina, mas à tarde podem ocorrer pancadas de chuva. No domingo chove, com estimativa média de 15mm.

Ouça a previsão do tempo completa na Rádio Conteúdos Criativos de segunda a sexta-feira às 8h45 e às 10h.

Saiba mais sobre a chuva acumulada no Sul para os próximos dias

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Previsão do tempo: quarta-feira deve ter pelo menos 70mm de chuva em Santiago


Assim como na segunda e na terça, a quarta-feira (19) deve ser marcada por grande volume de chuva no Rio Grande do Sul. E em Santiago não será diferente. De acordo com o Climatempo, o dia será nublado, com chuva forte durante o dia. À noite a chuva diminui de intensidade, mas não para. São esperados pelo menos 70mm de precipitação para o município, que já registrou em torno de 200mm nas últimas 48 horas.

A maior concentração de chuva deve ser registrada entre 6 e 11 da manhã. A temperatura não deve ultrapassar os 21ºC.

O alerta para temporais continua no sul do Brasil, mas não há previsão de que possa atingir Santiago.

Ouça a previsão do tempo na Rádio Conteúdos Criativos
De segunda a sexta: 8h45min e 10h

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Previsão do tempo indica grandes volumes de chuva para Santiago na terça e na quarta


Deve chover em torno de 140mm nos próximos dois dias


A chuva que castigou o Rio Grande do Sul nesta segunda deve se repetir nos próximos dois dias. É o que indicam os prognósticos dos principais institutos de meteorologia. O tempo começa a melhorar apenas na quinta-feira, mas o sol só volta a predominar na sexta-feira.

Em Santiago a previsão não é diferente. Os principais institutos apontam grande volume de chuva para os próximos dois dias. Na terça deve chover entre 65mm (Climatempo) e 87mm (Tempo Agora). Para quarta o Climatempo aponta 78mm, enquanto o Tempo Agora indica 58mm.

O alerta para temporais persiste


domingo, 16 de outubro de 2016

Lançamento do livro "Destino e crônicas", de Camila Jornada, transmitido (((Ao Vivo)))

Camila recebeu familiares, amigos e convidados, entre eles a Patrona da 18ª Feira do Livro de Santiago, Lígia Rosso

Na noite do sábado, 15, a escritora santiaguense Camila Jornada lançou seu terceiro trabalho, o livro "Destino e crônicas". O evento aconteceu na Shazam! Comic Shop, que fica no Ilha Bella Shopping, e contou com um "live video" da Conteúdos Criativos. Essa foi a primeira transmissão cultural ao vivo feita por nosso canal, através do perfil de nosso editor Júlio Martins.

Para você que não, aqui está a transmissão na íntegra

Semana começa com promessa de grande volume de chuva para Santiago


De acordo com o Climatempo, o início de semana dos santiaguenses será marcado por um grande volume de chuva. A meteorologia indica mais de 155mm entre segunda e quinta-feira. Nestes dias a temperatura não se eleva muito, chegando a máximas de 25ºC.

O Climatempo indica uma segunda-feira com 60mm de chuva. "Tempo severo, com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite", diz o site.

O maior volume da semana está previsto para terça, quando a precipitação deve atingir os 85mm. Na quarta e na quinta o volume de chuva varia entre 7 e 13mm.

Já na quinta-feira o tempo começa a mudar, com o aparecimento do sol, provocando leve queda nas temperaturas. A mínima pode chegar a 8ºC na sexta.

Os primeiros dados apontam para o retorno da chuva no próximo final de semana, mas nada além de 2mm no sábado e outros 2mm no domingo, sujeito a alterações.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Integrantes do Maroon 5 usam fantasias inspiradas em Pokémon em clipe de "Don't Wanna Know"


Conforme anunciamos ontem, o Maroon 5 lançou nesta sexta (14) o clipe de "Don't Wanna Know", single que conta com a participação de Kendrick Lamar.

Com direção de David Dobkin, o vídeo acompanha a história dos músicos interpretando uma famosa banda que se apresenta com fantasias inspiradas em Pokémon.

O som é carro-chefe do próximo álbum de estúdio da banda, ainda sem previsão de lançamento.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Camila Jornada lança "Destinos e crônicas" no sábado, 15, na Shazam! Comic Shop

Autora estará no Ilha Bella sábado à noite.
Foto: Arquivo pessoal

Sábado é dia de lançamento literário no Ilha Bella Shopping. A partir das 19h a jovem Camila Jornada apresenta o seu Destino e Crônicas, terceiro livro da autora. O lançamento acontece na Shazam! Comic Shop.

Camila, que é considerada uma das melhores escritoras de sua geração, conversou com a equipe da Rádio Conteúdos Criativos e revelou alguns detalhes do novo trabalho.

Destino e crônicas é resultado dos anos que a autora esteve afastada das publicações. Através de suas inspirações, ruminações e delírios, a autora faz o resgate do sensível, da percepção dos sentidos e dos elementos da existência.

Para a autora, o Destino transborda a fisiologia do amor, descortina a anatomia do corpo e revela as intrínsecas artérias da dor, da perda, do fim. Ao mesmo tempo em que vive a biodiversidade de lugares pitorescos, revela as verdades e consequências que seus personagens fazem em qualquer lugar do mundo, da vida, da natureza. Entre os panos, as palavras levitam sobre os lençóis e trazem à tona a profundeza da alma, da entrega, do prazer. É um jeito espontâneo de escrita, é com vontade, é com gosto e gozo de uma autoficção impensada! "Destino e crônicas é o início da catarse literária, das coisas registradas em folhas e que captam a fotossíntese do nascer até o pôr de todos os dias", resume Camila.

O livro Destino e crônicas é o terceiro da autora Camila Jornada e será lançado dia 15 de outubro, às 19 horas, na livraria Shazam! Comic Shop, Shopping Ilha Bela.

Título: Destino e crônicas
Autora: Camila Jornada
Editora: Casa do Poeta

"Don't Wanna Know", nova música do Maroon 5, já está na play da Conteúdos Criativos

Banda segue trabalhando em seu sexta álbum de estúdio. Foto: Divulgação

O Maroon 5 liberou seu novo single "Don't Wanna Know", em parceria com o rapper Kendrick Lamar. O clipe oficial será lançado nesta sexta-feira, 14.

A faixa é carro-chefe do sexto álbum de estúdio da banda, ainda sem título e data de lançamento definidos. A canção já foi executada pela banda em alguns shows.

span>

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

CC's e secretarias: eterno "toma-lá-dá-cá" das eleições


Hoje fiquei um pouco mais de tempo em frente à tv e tomei uma overdose de propaganda política de Porto Alegre. Gosto de política e analisá-la, mesmo que isso possa gerar alguns desconfortos, então passei a me perguntar algumas coisas:

Por exemplo, quando a propaganda do candidato Sebastião Melo, atual vice-prefeito da Capital, ataca o oponente Marchezan Junior pelo número de CC's que ele indica ao atual governo e quantos CC's a base partidária de Marchezan tem no governo de Porto Alegre (220) ele não ataca a si mesmo? Ou ele não é vice de Fortunati? Ora, se a base de Marchezan tem tantos CC's no governo Fortunati/Melo é porque estes foram dados em troca do apoio dado oito anos atrás ao candidato do PDT. Não?

Sobre CC's, aliás, cabe um breve comentário aqui. Praticamente todas as pessoas que se envolvem diretamente em uma eleição têm esse tipo de segunda intenção. Quem não quer uma "boquinha" no futuro quer, pelo menos, ganhar uma bela grana com isso, afinal de contas, nesse período os partidos e candidatos não costumam economizar. No caso específico dos partidos, os benefícios esperados com uma coligação como a do Marchezan, por exemplo, são CCs e indicações de secretários. Ou não?

No caso do candidato tucana são 8 ou 9 partidos apoiando. Como imaginar que ele não retribuirá esse apoio "rifando" cargos? Errado? Claro que é? Mas enquanto nossos queridos parlamentares não proibirem por lei esse tipo de barganha, vai continuar assim. E Melo, que tem uma vice do PDT e outros 12 partidos o apoiando, não vai "liberar" cargos e secretarias?

Em resumo, entendo que o peemedebista escolheu a tática errada para tentar evitar que o tucano cresça ainda mais.

Vença um ou outro por lá não vai fazer diferença pra mim. Apenas aproveito a situação para fazer uma leitura que cabe em qualquer contexto que envolva eleição, troca de favores e toma-lá-dá-cá. Que fique o exemplo para mais debates a respeito em nível local também.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

(((Ao Vivo))) Esporte, Política e Rock and Roll unem Conteúdos Criativos e Santiago Esportes


Na noite desta segunda-feira (10) os blogs Santiago Esportes e Rádio Conteúdos Criativos estarão pela primeira vez sincronizados com uma programação especial. A novidade vai ao ar a partir das 21h30min, com a transmissão ao vivo da terceira edição do "Conteúdos Criativos (((Ao Vivo)))" através do perfil do editor dos blogs, o jornalista e radialista Júlio Martins.

Durante 30 minutos ele transmitirá em vídeo o programa lançado na semana passada e que contou com excelente participação do público. Embalado pela inédita transmissão do jogo que classificou a ASF às quartas de final da Série Bronze, e que teve mais de 2.500 pessoas acompanhando em diversos momentos do jogo - o jornalista falará sobre os assuntos esportivos mais relevantes, o momento político do município e "trocará figurinhas" com os conectados.

Quando o ao vivo em vídeo terminar, entrará no ar a nova versão do programa "A Hora do Rock". Antes apresentada às 19h, a atração volta à programação da Rádio Conteúdos Criativos a partir das 22h, horário considerado pelo roqueiros como mais apropriado.

"A ideia é reunir os dois públicos e, cada vez mais, 'linkar' os dois blogs, utilizando a webrádio como mecanismo para transmissão de informações, seja em formato de 'drops', seja com transmissões ao vivo somente em áudio, como acontece com as rádios convencionais e webs que já atuam dessa forma", explica Júlio.

O acesso à programação se dará através do perfil do editor, mas a intenção é que em breve as transmissões aconteçam nos canais, conforme o assunto.

"Por isso é importante que o pessoal curta as Páginas, tanto da Rádio Conteúdos Criativos quanto do Santiago Esportes. Assim eles serão notificados toda vez que fizermos uma transmissão ao vivo", esclarece Júlio Martins.

Perfil de Júlio Martins no Facebook

Fan Page Rádio Conteúdos Criativos

Fan Page Santiago Esportes

domingo, 9 de outubro de 2016

Santiago deve registrar grande volume de chuva até domingo, 16


Na semana que marca o retorno do horário de verão (na madrugada de sábado para domingo os relógios serão adiantados em uma hora), a chuva deve voltar com força ao Rio Grande do Sul. Para Santiago, de acordo com a Metsul Metereologia, estão previstos em torno de 140mm de precipitação entre terça (11) e domingo (16). O tempo instável inclui o feriado do dia 12, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida.

Na terça a previsão é de 5mm de chuva. Na quarta, feriado, são esperados 38mm. No dia seguinte outros 21mm. Na sexta não deve chover, porém o final de semana deve ter precipitações acima de 80mm (32 no sábado e 54 no domingo). A semana seguinte também deve iniciar com tempo instável, mas com volume reduzido.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Shazam! promove Feira do Livro Infantil no Ilha Bella Shopping


Incentivar a leitura é investir no futuro das crianças. E pra quem ainda não comprou o presente para o Dia das Crianças, eis a oportunidade: acontecerá neste sábado (8), no Ilha Bella Shopping, a Feira do Livro Infantil, promovida pela Livraria e Revistaria Shazam!. 

A loja oferece centenas de opções de livros e quadrinhos, incluindo sucessos literários e muitas novidades, com personagens do Minecraft, Frozen, Pets, Ladybug, Turma da Mônica, além dos super-heróis da Marvel e DC, livros de pintar, de adesivos, miniaturas etc. As opções de presentes variam a partir de R$ 5 e cabem no bolso de qualquer um, para agradar a todas as crianças.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Quarta-feira agitada na política de Santiago. O dia em que o prefeito eleito caiu


Calma gente, o título é só pra causar efeito e deixá-los curiosos. Apesar de haver um grande fundo de verdade nele. Primeiro que a quarta-feira foi agitada mesmo. Segundo que o prefeito eleito realmente caiu, mas de cama.

A quarta-feira em que o candidato derrotado Guilherme Bonotto escolheu para falar à imprensa foi inusitada. Claro que o candidato da oposição teria os holofotes voltados para si, mas o dia era para ser de Tiago Gorski, o vencedor do pleito, que tinha agenda de 90 minutos na Rádio Santiago e uma participação no Jornal do Almoço. Acabou que para ir a Santa Maria Tiago suspendeu a participação na rádio. Mais tarde ele também suspendeu a viagem devido a uma febre alta que o deixou de cama. Certo que o cansaço de uma campanha eleitoral agitada, em especial nas semanas finais, teve reflexos físicos. Ainda mais que no dia seguinte à eleição Tiago concedeu diversas entrevistas e fez inúmeras visitas, além de retomar o comando da secretaria de Gestão. Melhoras ao prefeito eleito, pois há muito trabalho pela frente. Entre as tarefas está definir o futuro secretariado.


Cansaço pegou e derrubou o prefeito eleito. Foto: Ieda Beltrão/Rádio Santiago

Eis aí outro assunto que vem dando pano pra manga. Muitas especulações no ar, algumas ainda durante a corrida eleitoral. Nomes como o de Eldrio Machado, Mara Rebelo e Julio Ruivo são bastante comentados. Eldrio seria o ficha 1 para a Procuradoria, ainda que haja quem o "candidate" para a Chefia de Gabinete. O atual prefeito, que é tido como futuro candidato a deputado estadual, é dado como nome certo no secretariado de Tiago. Hoje falasse no Desenvolvimento Social, há poucos dias falavasse na Saúde. Aposto na Saúde, pasta que comandou com competência no governo Chicão. Mara, por sua vez, é nome cotadíssimo para a Educação, onde também tem grande conhecimento. Todos trabalharam muito pela eleição de Tiago. 

Ainda sobre secretarias, muita gente especulou que pelo menos dois vereadores fossem chamados para cargos no primeiro escalão do governo, o que abriria espaço para que Pelé e Luciane da Silva, a Lú, assumissem na Câmara. Tadeu, Gildo, Décio... Nenhum deles deve sair de lá. Dois deles não escondem inclusive que "o partido não fazia questão que se elegessem". Tadeu, que retornou ao Meio Ambiente para encerrar o mandato de Ruivo declarou no Facebook que os boatos não passam de boatos:

"Está circulando boatos de que eu ocuparia alguma secretaria no próximo governo do Tiago, por isso venho esclarecer desde já que assumirei se Deus permitir em janeiro de 2017 o Cargo de Vereador o qual foi me outorgado pelo voto de 996 santiaguenses os quais têm uma expectativa em relação ao trabalho que poderei desempenhar...", declarou Tadeu, que esteve muito perto de assumir a vaga em 2015, mas foi surpreendido pelo retorno de Gildo à Câmara no apagar das luzes.

Leia também
Criança Feliz: Governo Federal lança programa como nome de projeto santiaguense

Para encerrar o rescaldo político de hoje, deixo vocês com o vídeo cedido pelo blog Nova Pauta, através do colega Éder Alves, em que Guilherme Bonotto fala sobre a derrota nas urnas. Em resumo, o ex-candidato ressaltou a importância de suas propostas e lamentou que as intenções de gerar novos empregos e criar novas fontes de renda para a população local não tenham tido respaldo em votos. Assim como na campanha, Guilherme destacou que a máquina pública precisa ser enxugada para que no futuro o município não passe por "apertos".

Nota final: das tantas especulações que circulam por aí, uma delas dá conta de que o PSD, partido de Guilherme, havia dito a ele que se ultrapassasse a casa dos 10 mil votos ele teria direito a um cargo de confiança na Corsan. Se isso é apenas boato ou se vai se transformar em realidade, só o tempo dirá.

Criança Feliz: Governo Federal lança programa como nome de projeto santiaguense


Hoje à tarde fiquei sabendo que o Governo Federal está lançando um programa que leva o mesmo nome de um projeto bastante conhecido dos santiaguenses. Essa não é a primeira que nomes aqui servem, digamos, de inspiração.

Um dos maiores projetos do país, o "Minha Casa, Minha Vida" foi criado bem depois do "Minha Casa", lançado pelo Governo Chicão e que reformava a construía casas de famílias carentes do município.

Há pouco recebi do amigo e colega Filipe Scalon o link de uma matéria do O Globo que fala sobre o lançamento de um programa chamado "Criança Feliz". Como assim? Tudo bem que em Santiago ele é um projeto e o conceito é diferente, mas acredito que o mínimo que se faz em uma situação como esta é pesquisar para ver se não existem projetos com o mesmo nome.

Não sei se é o caso de cobrar direitos autorais, mas fica o registro. Vamos exercitar a criatividade meu povo!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Encontro (((Ao Vivo) para falar sobre Conteúdos Criativos


Pois é gente, tô curtindo muito a ideia das transmissões ao vivo. Tanto que existem projetos que considero mais ousados como tentar transmitir o jogo (ou parte) da ASF em Rio Pardo no sábado. No domingo foram quase 3 horas de transmissão durante a apuração dos votos e antes disso fizemos algumas pequenas transmissões falando de esporte.

Pois a partir de hoje, 4 de outubro, vamos iniciar uma nova etapa. A partir das 21h transmitiremos - pelo meu perfil mesmo até o pessoal acostumar a acompanhar pelas páginas - a primeira edição do Conteúdos Criativos, um programete com duração média de 15 minutos em pelo menos duas noites da semana. Nele vamos falar de esporte, de política e de outros tantos conteúdos interessantes que fazer parte do nosso dia a dia de alguma forma.

Vários outros nomes vieram à cabeça, mas a opção pelo Conteúdos Criativos veio justamente para reforçar o nome desse projeto que em breve completará 3 anos.

Era isso! Espero vocês logo mais, a partir das 21h, para falarmos de conteúdos criativos e interagir muito.


domingo, 2 de outubro de 2016

Como fica a Câmara de Vereadores de Santiago a partir de janeiro de 2017

O pleito deste 2 de outubro promoveu uma renovação na Câmara de Vereadores de Santiago. São 8 novos parlamentares, sendo que destes, 7 jamais ocuparam uma cadeira no legislativo.

Destaque também para o atual presidente, Marcelo Gorski de Matos, o Pirú, que conquistou 2.678 votos, tornando-se o vereador mais votado da história de Santiago.

O pleito também aumentou a supremacia do PP na Câmara. De 6 cadeiras o partido pulou para 9.

Não foram reeleitos os vereadores Pelé, Sandro Palma, Everaldo Gavioli, Arlindo Alves, Sergio Marion e Iara Castiel. Macir Ribeiro não tentou a reeleição e Claudio Cardoso foi candidato a vice na chapa encabeçada por Tiago Gorski Lacerda.

Além de Marcelo, também se reelegeram Nelson Abreu, Davi Vernier, Gildo e Cleusa Canterle.

Os que chegam ao legislativo pela primeira vez são Clairton Pivoto, Tadeu Machado (que já foi suplente), Dionathan Farias, Cláudio Batista Manzoni, Joel Oliveira, Rafael Nemitz e Eva Müller. Décio Loureiro foi suplente e assumiu uma vaga durante o tratamento de saúde de Cleusa Canterle.

Confira como ficou a nova composição da Câmara:

MARCELO PIRÚ GORSKI - PP: 2.678 votos
DÉCIO LOUREIRO - PP: 1.355 votos
CLAIRTON PIVOTO - PMDB: 1.259 votos
TADEU MACHADO - PP: 996 votos
DAVI VERNIER - PP: 861 votos
CLEUSA CANTERLE - PP: 830 votos
NELSON ABREU - PDT: 807 votos
GILDO - PP: 773 votos
DIONATHAN FARIAS - PP: 748 votos
CLÁUDIO BATISTA MANZONI - PP: 700 votos
JOEL OLIVEIRA - PP: 690 votos
RAFAEL NEMITZ - PSD: 675 votos
EVA MÜLLER - PMDB: 620 votos

Marcelo Gorski, o Pirú, tornou-se o vereador mais votado da história de Santiago