A Casa da Música Boa - Clique e Ouça!

sábado, 31 de dezembro de 2016

A posse de prefeito, vice e vereadores e uma eleição sem surpresas com Pirú presidente?


O primeiro dia de 2017 será marcado pela posse do prefeito eleito Tiago Gorski Lacerda, seu vice Cláudio Cardoso e os 13 vereadores eleitos em outubro passado. Posse essa que acontece na URI (ainda não entendi porque não na Câmara ou algum lugar mais central, mas ok). Na segunda-feira já estarão todos trabalhando ou encontrando a melhor forma de fazer as coisas andarem, ainda que na Câmara só aconteça a sessão e logo em seguida inicie o período de recesso. Aliás, muito interessante isso. Os vereadores tomam posse e já entram em férias. É a lei, diriam.

Ainda sobre a Câmara, na sessão marcada para as 14h, quando boa parte dos parlamentares ocupará o plenário como vereador pela primeira vez, a nova Mesa Diretora já estará comandando os trabalhos. Isso mesmo! A eleição ocorre logo após a posse, ainda em terreno universitário. Nada de novo ou surpreendente deve acontecer. Com apenas quatro integrantes, a oposição até pode concorrer com uma chapa, mas, a menos que estes consigam fazer quatro vereadores da situação mudarem de ideia e votarem contra seu partido, não conseguirão nada além do óbvio: ser derrotada. Nelson Abreu, Clairton Pivoto, Eva Müller e Rafael Nemitz nada poderão fazer a não ser se inscreverem como chapa de oposição e votarem nela como sinal de mostrarem que estão vivos e que não se entregam fácil.

Tirando isso, Marcelo Gorski de Matos, o Pirú, deve ser reencaminhado ao posto de presidente até que resolva renunciar e permitir que outro companheiro de sigla assuma o comando da cada. Diga-se de passagem, merecida a permanência do Marcelo, afinal de contas ele fez bonito na urnas como vereador mais votado e no último ano mostrou-se um administrador competente para o legislativo.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Meu primeiro amor.



Porque eu pensava que o primeiro amor era o último. Porque eu, só por ter sofrido pra caramba e acreditar que não existiria mais ninguém, acreditei que fosse o derradeiro.

Pensei que amar fosse só uma vez e deu pá pum. Pensei que já estaria pronta a casar, ter filhos, cachorro, gato, papagaio. É, pode acontecer um casamento com o primeiro amor.

Pensei que amar era a coisa mais fácil do orbe só porque eu nunca tinha amado antes e não sabia de suas artimanhas e incompreensões. Achei que fosse só coisa boa. Na primeira discussão, pensei: acabou o amor. Um cálculo sem fundamentação emocional madura. Sem estudo de casos e acasos. Sem amor, claro.

O primeiro amor a gente nunca esquece. E nem o segundo, o terceiro, o quarto. Uma vez ouvi a seguinte coisa de alguém: “Ah, eu não tenho mais paciência pra conquistar, fazer bilhetinhos, levar café na cama, colher flores. Isso eu já fiz muitas vezes”. Disse isso porque não deveria estar a fim de ninguém no momento, só pode.
Pois eu digo, pois não faça. Eu duvido que não faça, pois.

A única coisa que se pode dar de si é simplesmente a compreensão de que o amor possui suas incompreensões entre altos e baixos. Isso vem com o tempo e a pessoa certa será onde ele quiser, como quiser.

O primeiro amor não é o último. O segundo também não, nem o terceiro... Nem quando você estiver no quarto, será o último. O amor não tem fim e por isso não acaba numa única pessoa. Ele acaba em ti, apenas isso.

Mas é somente depois da perda do primeiro amor que você descobre que ele não mata. Mas somente depois da perda do segundo amor é que você descobre que ele te ensina a viver. Mas somente depois da perda do terceiro amor é que você descobre que não há algo errado com seus relacionamentos. Mas somente depois da perda do quarto amor é que você descobre que o quarto é bom, que por isso valoriza, que por isso compreende, que por isso agradece, que por isso entende que não morreu por pouco com a perda do primeiro amor.

Amar demais dizem que não é saudável. Mas vão saber quando é demais se o amor, quando é legítimo, não sobra tempo pra esses fififis adverbiais de intensidade. O amor é e pronto. E além de não ser totalmente racional, nos encanta quando um pássaro voa, mesmo sabendo que ele voa.  Ou quando a Lua cheia impressiona, sabendo que a Lua cheia é cheia. É isso! Às vezes ele é bocó e tu toma um pé na bunda e ainda chora. Ah, vá.

Amor nenhum é igual ao outro. O que muda não são as pessoas, é o tempo mesmo. O que muda não são os números, é a matemática toda, a soma, a multiplicação, a divisão...
A gente dá aquilo que gostaríamos de receber, é isso? Para algumas pessoas.
O amor é a mesma coisa, para algumas pessoas.

E eu é que pensei que escrever somente sobre o amor limitaria a minha capacidade criativa. Se o amor é tudo, estou repleta de conteúdo. O amor dá muito pano pra manga.
Um beijo e tudo de bom, porque em 2017 o nosso amor está garantido.

Em 2017, o amor continuará fora de toda e qualquer órbita. Porém, uma viagem mais fora ainda. E sobre a órbita, poderá ser o teu coração que viajará 2017 vezes daqui até o espaço emocional. Ou ele mesmo, quem sabe, pegar a estrada dentro da órbita e sair do orbe quando enxergar a luz de estrela maior, do amor.

Uma viagem de 2017 corações reunidos numa batida só. Tum-ta, tum-tamo-junto nessas idas e vindas do amor.


quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Dicas de leitura da SHAZAM!

Vá em Frente! Não Deixe Nada Para Depois - Zibia Gasparetto
Vá em frente! traz uma seleção de artigos inspiradores, que abordam temas variados sob a ótica da espiritualidade e que farão o leitor se entreter e refletir, ajudando-o a superar melhor os desafios do dia a dia. Mas para isso, não basta só querer! É preciso sair da mesmice, aceitar as mudanças necessárias e ousar, pois o momento é de urgência e união! Em Vá em frente!, Zibia ensina que, para que a vida mude, é preciso ficar na alegria, acreditar no melhor e colocar-se em primeiro lugar, cultivando a fé na vida.


One-Punch Man - Volume 5
O Rei das Profundezas do Mar está tocando o terror, e nenhum herói parece ser páreo para ele! Falando nisso, onde está o Saitama?! Será que ele vai perder essa chance de mostrar o seu valor e ser adorado pela população?!!








Aquaman Os Outros - Geoff Johns
Anos atrás, antes de o Aquaman sequer pensar em lutar ao lado de Mera ou da Liga da Justiça, ele rodou o planeta com uma equipe conhecida como Os Outros. Cada um desses seis indivíduos especiais era guardião de um poderoso artefato atlante vindo de tempos ancestrais, capaz de conceder poderes assombrosos. No entanto, durante esses anos, o Senhor dos Mares e seus companheiros fizeram um inimigo implacável, alguém que prometeu nunca descansar até destruir tudo o que o herói já amou… não importando o que fosse necessário sacrificar para tanto. E agora ele está de volta, ameaçando trazer à superfície um passado que Arthur Curry preferiria ver no fundo do oceano para sempre.

Gaviã Arqueira - Vingadora da Costa Oeste -  Matt Fraction
Tentando fugir de sua vida, de Nova York e de Clint Barton, Kate Bishop vai para Los Angeles— mas não consegue se afastar dos problemas! Recém-chegada à Cidade dos Anjos, a Gaviã Arqueira decide ajudar um recluso e traumatizado gênio da música pop dos anos 60 e tem um inesperado encontro com a Madame Máscara, que também está curtindo a vida ao lado dos ricos e famosos. Um “encontro” no qual a vilã deseja realizar um não tão velho desejo: assassinar Kate com requintes de crueldade! Aqui tem de tudo: personagens, enredo, história, diálogos, tema, sentido, mensagens, ação, uma explosão, fogo, flechas, criminosos, vizinhos, grandes lagos, clientes, policiais que não dão a mínima, um sistema que pune as vítimas, o cachorro — e tudo isso numa cidade perdida no cinismo e na apatia, que fecha suas garras na garganta do cidadão de bem! E nós só podemos confiar na Gaviã Armeira!

Guia de um astronauta para viver bem na Terra - Chris Hadfield
Chris Hadfield sabia que queria ser um astronauta quando tinha apenas nove anos. Ele se lembra do momento exato em que isso aconteceu. Era tarde da noite em 20 de julho de 1969 e toda a sua família assistia ao vivo pela televisão ao primeiro passo do homem na lua. “De alguma forma, sentíamos que estávamos lá com Neil Armstrong, mudando o mundo”, diz ele. Hadfield escreve sobre esta experiência e conta muitas outras histórias que o levaram a se tornar o astronauta mais reconhecido do mundo desde seu ídolo e primeiro homem a pisar na lua. Escrito com humor, humildade e um profundo otimismo em relação ao futuro da exploração espacial, este livro oferece aos leitores não apenas a inspiradora história da jornada de um homem para o espaço, mas uma oportunidade de sentir e pensar como um astronauta e renovar seu compromisso de perseguir seus próprios sonhos, sejam eles grandes ou pequenos. Um guia para a vida, um guia para o espaço, um guia para pais e qualquer um que tenha um objetivo na vida.


Quadrinhos - Livros - Revistas - Mangás

Aberto diariamente no Ilha Bella Shopping
Fones 99207 1881
98422 1772 (whatsapp)

Curta nossa página no facebook:

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Anúncio oficial do secretariado de Tiago Gorski deve ocorrer na noite desta quinta-feira. Nomes?


Programado para ocorrer entre os dias 29 e 31, o tão aguardado anúncio do secretariado do prefeito eleito Tiago Gorski Lacerda deve ocorrer na noite desta quinta-feira (29), através de uma transmissão ao vivo pelo Facebook. A "live" deve iniciar as 20h.


ANTES DISSO TEM A ESTREIA DO RESENHANDO

Guardar os nomes por tanto tempo nem era uma ideia do prefeito e sua equipe, mas a curiosidade e expectativa geradas a cada dia sem a revelação dos nomes foi dando o clima para um anúncio diferente, de certa forma de surpresa, contrariando a "regra" das coletivas.

Como fez diversas vezes durante a campanha, Tiago deve usar o Facebook para nominar a equipe que a partir do dia 1º de janeiro fará parte do chamado primeiro escalação do governo. Os nomes escolhidos? A maioria deles já foram apontados aqui no Blog. Salvo alguma mudança de última hora ou algum nome que vá de uma pasta para outra, o "time Tiago" deve formar com:

Haroldo Poey (Obras e Planejamento);
Denise Cardoso (Desenvolvimento Social);
Mara Rebelo (Educação e Cultura);
Eldrio Machado (Gestão);
Ademar Canterle (Agricultura e interinamente Meio-Ambiente);
Gisele Ribeiro (Saúde);
Luiz Felipe Biernamm Pinto (Chefe de Gabinete);
Letícia Sagrilo (Procuradoria);
Márcio Brasil (Assessoria de Imprensa);

Para a Fazenda Tiago também já escolheu o sucessor (ou sucessora) de Sergio Perufo, mas essa será, digamos, a "cereja do bolo" do anúncio, então, vou guardar o nome comigo até que o prefeito confirme. Posso estar enganado, mas esta seria a primeira vez que uma mulher comanda as finanças do município. Ao menos no "período moderno".

A secretaria de Indústria, Comércio e Turismo deve iniciar sem um titular e uma restruturação está a caminho. No Departamento de Cultura, que se transformará em secretaria ao longo do ano, Rodrigo Neres deve permanecer. Os secretários que se despedem são Sergio Perufo, Roger Ross, Liberato Bochi, Teresinha Medeiros, Ana Souto e Tadeu Machado (este para assumir como vereador eleito).

Também já foram definidos os coordenadores do Centro Materno Infantil (suspense no ar) e do Procon (Fernanda Lemes).

Como já disse em outras postagens, não há fonte oficial. As informações que posto aqui são colhidas de conversas e dicas que recebi aqui e ali ao longo das últimas semanas. Após o anúncio do novo prefeito é que saberemos quais dicas eram quentes e quais eram furadas. No demais, só desejar boa sorte a todos e torcer para que nos próximos quatro anos possamos dar mais notícias boas que ruins a respeito da nova administração municipal, eleita legitimamente com o voto da esmagadora maioria dos santiaguenses.

Estreia do Resenhando confirmada para as 18h30min desta quinta-feira, 29. Ao vivo!!!!


O programa Resenhando, a principal novidade da Rádio Conteúdos Criativos para a temporada 2016/2017, teve seu horário de estreia alterado, mas a data está mantida: quinta-feira, 29 de dezembro. 

Antes prevista para entrar no ar a partir das 19h30min, a atração foi antecipada para as 18h30min, tendo em visto outros eventos agendados para a mesma data, como o amistoso do Sub-17 do Cruzeiro contra a Seleção de Santiago e a divulgação do secretariado de Tiago Gorski Lacerda, previstos para a mesma noite.

Neste primeiro dia o Resenhando contará com a presença de Júlio Martins, Filipe Scalon, Ronald Miorin, Jaderson Portela e Marcus Manzoni. Nomes como Saimon Ferreira, Camila Jornada e outros convidados, como Tainã Steinmetz e Márcio Brasil (da Shazam Revistaria e Livraria) se juntarão ao grupo ao longo dos meses de janeiro e fevereiro. O Resenhando deve ir ao ar pelo menos duas vezes por semana, em horário ainda indefinido, na programação da Conteúdos Criativos. 

A ideia de ter a primeira edição transmitida ao vivo e em vídeo veio para que o programa e seus participantes possam ser apresentados à comunidade, assim como a proposta de debates variados exclusivamente para a internet.

LINK PARA ASSISTIR A TRANSMISSÃO

Nesta quinta as transmissões iniciam às 18h, em formato de flashs, e em definitivo a partir das 18h30min. O programa terá uma hora de duração.

Santiago não ficará sem livraria. Ainda temos a Shazam!


Esta semana uma livraria de nossa cidade anunciou o encerramento de suas atividades em Santiago. Ela fechará as portas nesta sexta-feira (30). Uma pena!

Claro que temos que lamentar o fato de uma livraria estar encerrando suas atividades, mas não precisamos começar com aquele "mimimi" de que Santiago não pode ter uma livraria, que Santiago é a terra do já teve e outras coisas do gênero. O fechamento é uma circunstância. Investimentos dão certo e dão errado. Temos exemplo disso todos os dias e nos mais variados ramos.

A boa notícia para os leitores é que - para quem ainda não sabe - não ficaremos sem livraria. Isso porque ali no Ilha Bella Shopping existe a Shazam! - Livraria e Revistaria, parceira deste Blog, inclusive, postando duas vezes por semana dicas de livros e revistas para consumo dos santiaguenses e visitantes da cidade. Semana passada até fui chamado para ser fotografado e usado como garoto-propaganda para um comercial no jornal.



A Shazam! já foi palco de lançamentos de livros e até trouxe artistas de nome para autografar trabalhos por ali.

Vamos combinar então? Santiago tem livraria sim. Se no futuro tiver mais de uma, melhor ainda, mas nada desse papo de que não temos mais livraria aqui, que teremos que viajar léguas pra comprar um livro, e blá e blá e blá...






terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Santiago perde Otelo Ribeiro, artista das mãos abençoadas

Em 2015 o artista teve seu nome e suas mãos gravados na Calçada da Fama
Foto: Márcio Brasil/Divulgação

Na tarde desta terça-feira, 27, faleceu o artista plástico Otelo Ribeiro. Ele estava internado no Hospital de Caridade de Santiago e vinha lutando contra um câncer de pulmão.

O corpo está sendo velado na Capela Andres - sala 1 -  e o sepultamento será às 10h da quarta-feira no Cemitério Municipal.

Otelo Ribeiro era um dos artistas mais queridos, suas mãos abençoadas produziram centenas de trabalhos artísticos, reproduzidos em telas e ilustrando dezenas de livros.  

Em 2015 foi homenageado na Calçada da Fama. A marca de suas mãos estão eternizadas ao lado do poeta Oracy Dornelles, o cartunista Santiago, o músico Nenito Sarturi e o cantor Júlio Saldanha.

Otelo nasceu em Santiago em 1931, estudou no Apolinário em 1945 começou a trabalhar nos Correios. Foi transferido para Passo Fundo, onde morou por 32 anos. E foi lá que ele começou a desenvolver seu potencial para as artes plásticas e estudou Belas Artes. Criou vários projetos para a cidade, dentre eles o famoso Pórtico de Rodeios. Mas foi como ilustrador de livros que Otelo se tornou muito conhecido, com publicação em dezenas de obras, além de uma grande parceria com o poeta Luiz Coronel, que sempre recorria ao amigo santiaguense para ilustrar suas publicações.

Publicações
As ilustrações de Otelo quase sempre têm como tema o gaúcho, em sua essência campeira, além de retratar cenários históricos. Dentre as obras que ilustrou estão: Coletânea Gauchesca (de João Panteão Leite), Crepúsculo Vazio (Antônio Carlos Machado), Tropeiro de Mula (de Pedro Ari Veríssimo da Fonseca), República dos Coqueiros (de Argeu Santarém), Filé de Borboleta (Luiz Coronel) e muitas outras.

Rádio Santiago

É muita informação! Vamos com calma e uma prévia do que vem por aí


A última semana do ano era pra ser bem calma, mas não é isso que se vê por aqui. De uns tempos pra cá as postagens no Blog aumentaram e a exigência de quem passa por aqui diariamente também. Só vamos com calma, porque é muita informação!

Assim como vem acontecendo nos últimos dias, a pauta tá bem extensa, por isso passei por aqui pra dar uma prévia do que deve pintar por aqui na quarta-feira.

A primeira delas é a atração da Rádio Conteúdos Criativos que vai ao ar na sexta-feira. O retorno do Supersônico vem aí com um programa especial. Aguardem!

Outra postagem que está na fila de espera há dias é a que promete "provocar" o povo nas redes sociais.

Nesta quarta sai também a lista final de secretários do futuro governo Tiago Gorski Lacerda, que vem gerando muitas expectativa, inclusive sobre a forma como o anúncio será feito.

Por hoje era isso! Curte a Página da Conteúdos no Facebook pra receber as atualizações em tempo real.

Previsão do tempo: depois de mais de 70mm na terça, chuva volta a Santiago na quarta-feira

Nuvens carregadas devem predominar na quarta. Foto: Ieda Beltrão

Depois de uma terça-feira chuvosa, principalmente durante a madrugada e manhã, quando a precipitação ultrapassou os 70mm, a quarta-feira dos santiaguenses também terá chuva, com intensidade menor, mas terá.

Com temperaturas variando entre 22 e 27ºC, a chuva deve vir em forma de pancadas ao longo do dia, com maior volume concentrado entre as 11h e as 17h.

A chuva deve permanecer na quinta e na sexta de forma intenso e no sábado, último dia do ano, o volume reduz drasticamente. O início de ano dos santiaguense também deve ter presença da instabilidade.

No dia que comemora 133 anos, Santiago não deve ter chuva.

Com prazo prorrogado, contribuinte terá mais um dia para trocar notas da Ação Premiada

O prazo para trocar notas fiscais por cautelas para concorrer a um carro zero KM na Ação Premiada promovida pela prefeitura de Santiago foi prorrogado. Assim o consumidor terá mais 6 horas para trocar suas notas por cautelas. O prazo com prorrogação termina as 14h desta quarta-feira (28). O sorteio do carro zero acontece dia 4 de janeiro, durante a festa de aniversário do município, no Ginasião.

A expectativa é de que haja fila para troca das notas, já que a terça-feira foi de muita chuva. O tempo instável reduziu a ida dos santiaguenses, mas não evitou filas no setor.

Para participar da Ação Premiada basta juntar notas fiscais de compras no comércio local e trocá-las no setor de ICMS da prefeitura. Cada R$ 200 dão direito a uma cautela.


Carrie Fisher, estrela de Star Wars, morre aos 60 anos


Carrie Fisher, atriz conhecida mundialmente por viver a Princesa Leia em Star Wars, morreu hoje aos 60 anos. A artista sofreu um ataque cardíaco na sexta-feira, 23, e estava hospitalizada até então. Segundo informações Carrie faleceu às 8h55min da manhã de hoje.
Para todos os fãs de Star Wars que tiveram suas infâncias marcadas, hoje é sem dúvida um dia para se lamentar profundamente. A todos nós cabe agora esperar que a força receba nossa eterna princesa de braços abertos.

Terça-feira é dia de Rock Master na noite da Conteúdos Criativos


Logo mais, a partir das 20h, tem mais uma edição do programa Rock Master, produzido em Minas Gerais e apresentado pelo jornalista Daniel Seabra e pelo produtor musical Ruy Montenegro.

O Rock Master vai ao ar pontualmente às 20h, com reprise às 23h. Pra curtir é só APERTAR O PLAY ALI NO ALTO.

Turma da Resenha se reúne para uma "live" na noite da próxima quinta-feira


Um aperitivo do quem por aí em 2017. Assim será a primeira edição do "Resenhando", agendada para a noite da próxima quinta-feira (29). Previsto para entrar na programação da Rádio Conteúdos Criativos a partir de janeiro, o programa terá uma prévia a partir das 19h30min, transmitida ao vivo através do perfil do editor Júlio Martins, responsável por quase uma centena de "lives" ao longo de 2016. Entre os participantes confirmado estão colaboradores do Blog e convidados especiais.

A proposta do "Resenhando" é reunir convidados em uma espécie de mesa-redonda para discutir assuntos variados, em especial o esporte. " A ideia é não rejeitar assunto algum. Quando fiz o convites eu disse que a proposta é "falar de futebol e 'otras cositas más'. Todos toparam na hora", explica Martins

Entre os confirmados estão o músico Marcus Manzoni (que em breve terá seu próprio programa na Conteúdos Criativos), o advogado Ronald Miorin, o radialista Saimon Ferreira, a escritora Camila Canterle (que estreou essa semana por aqui). Outro integrante do Blog que marcará presença é Filipe Scalon, que também faz parte da Tri Multimídia. Tainã Seteinmetz, da Shazam Comic Shop, que assina dicas de leitura por aqui, também está entre os convidados.

 Júlio Martins e Jaderson Portela completam o time que deve se reunir pelo menos duas vezes por semana para "resenhar".

O convite está feito então. Quinta-feira, a partir das 19h30min tem a primeira (de muitas) edições do Resenhando, seu novo programa de debates e opinião na web. Se curtir, compartilhe a ideia com seus amigos e vem debater conosco.

Sobre o secretariado de Tiago: Denise Cardoso na Assistência Social, Mara Rebelo na Educação


Ontem dei mais alguns pitacos sobre o futuro secretariado de Tiago Gorksi Lacerda e não demorou muito para novas informações pipocarem. Muitas confirmando o que a postagem colocava, outras dizendo que os nomes estavam certos, mas que as posições seriam outras. Algumas facilitando, outras dificultando o acerto deste blogueiro, mas estamos aí pra isso. Um acerto, um equívoco ali, e vamos em frente.

Compartilho então algumas informações atualizadas que podem nos levar ao caminho. A lista definitiva só mesmo na quinta-feira à noite:

Denise Cardoso na Assistência Social e Mara Rebelo na Educação podem anotar. Luiz Felipe Pinto na Procuradoria idem. Haroldo Poey confirmadíssimo na secretaria de Obras.

Até aí não está difícil. O ponto mais complicado nessas conjecturas é saber para onde vai Eldrio Machado. A possibilidade de ele assumir uma secretaria de Gestão (que nesse caso seria mantida), abre uma vaga na Chefia de Gabinete. Nesse caso, apostaria em Márcio Brasil, que poderia acumular a função com a Comunicação Oficial. Há quem diga que Márcio poderia ir parar numa futura secretaria de Cultura, mas acredito que a amizade com Rodrigo Neres o impediria de assumir a cadeira. Nesse caso, Neres seguiria favorito ao cargo que deve ser criado dentro do exercício 2017.

Ah, me perguntaram sobre a secretaria da Fazenda. Se Sérgio Perufo permaneceria. Não permanece! Seu substituto pode ter sido definido muito, mas muito recentemente, porém essa informação eu não posso revelar. Se na quinta-feira ela for confirmada, eu digo a vocês se a informação que tinha era privilegiada ou furada (estou fazendo um print da tela aqui pra mostrar depois).

A Indústria e Comércio tem tudo para iniciar o novo período de gestão sem um secretário. Nomes foram indicados, convites foram feitos, mas até o momento que essa postagem vai ao ar, não há "martelo batido" sobre nenhum nome.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Última semana do ano também terá divulgação de nome dos secretários de Tiago Gorski Lacerda


Por enquanto tudo é especulação. Há os que digam que já conhecem a lista completa, mas a verdade é que os nomes dos secretários de governo de Tiago Gorski Lacerda seguem guardados a sete chaves, ou quase isso. A promessa é de que esse mistério se desfaça em algumas horas. A previsão extraoficial é de que o anúncio oficial, feito pelo próprio prefeito eleito será feito entre o dia 29 e o dia 31, portanto, poucas horas antes da posse (dia 1º) e de iniciar oficialmente seu trabalho no dia 2, já que diariamente ele circula pelos quatro cantos da prefeitura e participa diretamente do processo de transição.

Como não tenho esses nomes, vou repassar aqui um pouco mais do que tenho ouvido nos bastidores (já havia postado algo na semana passada). Creio que a lista final não vá ser tão diferente, mesmo que surpresas sempre possam surgir quando se trata de política e de atender os anseios partidários.


Foto do secretaria deve mudar bastante a partir do dia. Foto: Márcio Brasil

Nomes dados como certos no Governo Tiago:

Eldrio Machado - Comandou a campanha eleitoral e foi escolhido para coordenador o trabalho de transição entre os governos Ruivo e Tiago. A Chefia de Gabinete parece ser o posto a ser ocupado.
Mara Rebelo - Também atuou na linha de frente da campanha Gorski/Cardoso e é cotada para mais de uma pasta. Em tese seria a mais indicada para a Educação, mas recentemente seu nome ganhou força para a Assistência Social.
Gisele Ribeiro - Até poucos dias o nome de Júlio Ruivo era o preferido para assumir a secretaria de Saúde, porém a suposta pretensão do atual prefeito em se candidatar à Assembleia Legislativa em 2018 abriu caminho para que a atual coordenadora do Centro Materno Infantil passasse a ser favorita para o cargo. Tem experiência na área e pode/vai contar com a orientação de Ruivo, que atuou no comando da Pasta durante seu mandato como vice de Chicão.
Haroldo Poey - Assumiu a secretaria de Obras durante o período de doença de Fernando Nascimento e é considerado peça fundamental no planejamento e execução dos principais projetos do município. Tem experiência e qualificação, por isso deve ganhar força na nova administração, onde provavelmente terá sob sua tutela as pastas de Planejamento e Gestão, que devem ser integradas a SMOV.
Ademar Canterle - Secretário de Planejamento no Governo Ruivo, deve assumir a Agricultura. Interinamente pode responder pela secretaria de Meio-Ambiente também.

Na cabeça do novo prefeito é certo que tudo já está definido, mas algumas secretarias podem iniciar seu mandato com comando interino, caso da Indústria, Comércio e Turismo, onde Roger Ross não permanece, mas o nome de seu substituto tem dado dor de cabeça. Pelo menos dois convidados recusaram, cada um por seus motivos, a pasta. A Educação também está dando trabalho, onde haveria uma forte pressão por mudanças. A permanência de Denise Cardoso está longe de ser uma convicção.

A especulada secretaria de Cultura (e que agregaria também o Turismo) vai ficar para um segundo momento. O vereador Davi Vernier teria agradecido o convite para comandá-la. Há quem diga que Denise Cardoso, que já atuou no Departamento de Cultura antes de ser secretária, também teve seu nome analisado para comandar a secretaria que pode ser criada a qualquer momento, mas ainda não possui orçamento próprio, já que está ligada à Educação.

Para fechar, o atual Chefe de Gabinete, Luiz Felipe Pinto tem tudo para permanecer. Depois de oito anos atuando lado a lado com o prefeito ele passaria a responder pela Procuradoria. Quem também esteve ao lado de Tiago no últimos tempos é o Assessor de Imprensa Márcio Brasil. Com a chegada de Gorski à Chefia do Executivo, Brasil ganha força e passa a atuar mais "dentro do gabinete", já que desde sua entrada na prefeitura esteve mais próximo de Tiago na secretaria que do prefeito Ruivo.

Bom, muita gente vai dizer que são só palpites. E têm razão! São palpites, todos baseados em conversas de bastidores. Algumas situações podem mudar, mas o grupo de trabalho não vai fugir muito disso. Informações oficiais mesmo somente na noite do dia 29. Ou no dia 30. Ou no dia 31? Não seria surpresa se a nominata surgisse do nada, quando ninguém espera. Por isso é bom ficar de olho nas redes sociais.

Sub-17 do Cruzeiro fará jogo-treino contra Seleção de Santiago na próxima quarta-feira


Na reta final de preparação para a disputa da 29ª Copa Santiago de Futebol Juvenil a equipe Sub-17 do Cruzeiro entra em campo na próxima quarta-feira (28) para enfrentar uma Seleção de Santiago que contará com nomes de peso.

Prazo para garantir participação no 6º volume do Infinitamente Mulher termina sábado, 31


O sexto volume do livro Infinitamente Mulher só será lançado em março, ainda sem data e local definidos, mas quem tem interesse em participar precisa se apressar, pois o prazo para envio de textos encerra no sábado (31). 

As mulheres - de qualquer idade - interessadas em participar da publicação devem enviar seus textos para o e-mail infinitamentemulher8@gmail.com, com uma breve biografia da autora (máximo 3 linhas) e contatos que cada autora tiver interesse em divulgar (e-mail, blog, telefone, etc).

Algumas regras precisam ser respeitadas, como o prazo limite (textos enviados após o dia 31 não entram na publicação), os textos só serão aceitos se enviados para o e-mail acima e cada autora tem direito a publicar um texto.

A publicação é organizada pelo Centro Materno Infantil, em parceria com a Casa do Poeta de Santiago.

Prazo para trocar notas e concorrer a um carro na Ação Premiada termina neste dia 27

O prazo para trocar notas fiscais por cautelas para concorrer a um carro zero KM na Ação Premiada promovida pela prefeitura de Santiago está terminando. Só quem trocar notas até o dia 27 poderá concorrer no sorteio que acontecerá durante a festa de aniversário do município, dia 4, no Largo do Ginasião.

Para participar da Ação Premiada basta juntar notas fiscais de compras no comércio local e trocá-las no setor de ICMS da prefeitura. Cada R$ 200 dão direito a uma cautela. No dia 4 será sorteado um carro zero KM.

Prazo para troca de notas por cautelas está quase terminando. 
Foto: Márcio Brasil/Divulgação

Dicas de leitura da SHAZAM!


Manual da Maga & Min - Disney
Maga Patalójika e Madame Min ensinam seus segredos de bruxa! Fac-simile da edição original de 1973, o manual traz informações e curiosidades sobre mitos e lendas do Brasil e do mundo, apresenta a origem de superstições e determinadas crenças, como a simbologia das cores e dos números, e conta a trajetória de personalidades ligadas à magia e ao ilusionismo, como o mágico Houdini. E isso sem falar nas histórias divertidíssimas com Maga & Min e nos truques de mágica que o manual ensina a fazer!

Doutor Estranho - Shamballa - J. M. Dematteis
O Dr. Estranho retorna ao lar do Ancião, no Himalaia, para prestar homenagem ao seu mestre, e descobre que seu antigo mentor lhe deixou um último — e extremamente desafiador — presente. Uma dádiva que coloca o Mago Supremo numa jornada de autoconhecimento e que pode significar o início de uma nova Era Dourada para toda a humanidade. Uma jornada pelos locais mais sagrados do planeta e pelos recônditos de sua própria alma! Mas será que o Dr. Estranho está preparado para pagar o terrível preço exigido para completá-la?
Cinquenta tons mais escuros - E. L. James
Assustada com os segredos obscuros do belo e atormentado Christian Grey, Ana Steele põe um ponto final em seu relacionamento com o jovem empresário e concentra-se em sua nova carreira, numa editora de livros. Mas o desejo por Grey domina cada pensamento de Ana e, quando ele propõe um novo acordo, ela não consegue resistir. Em pouco tempo, Ana descobre mais sobre o angustiante passado de seu amargurado e dominador parceiro do que jamais imaginou ser possível. Enquanto Christian tenta se livrar de seus demônios interiores, Ana se vê diante da decisão mais importante da sua vida.

Naruto Gold - Volume 17 - Masashi Kishimoto
Com o fim do ataque à Folha, Jiraiya decidiu levar Naruto consigo em uma viagem. Porém, Itachi Uchiha e Kisame Hoshigaki, dois membros de uma poderosa organização chamada Akatsuki, estão atrás do garoto! Desesperado, Sasuke tenta alcançá-los, disposto a salvar seu companheiro de equipe e finalmente se vingar de seu irmão!






Star Wars Legends - Sentença de Morte - Tom Taylor
O temível Lorde Sith Darth Maul, resgatado e recuperado após sobreviver ao confronto com Obi-Wan Kenobi em A Ameaça Fantasma, espalha caos e destruição por toda a galáxia ao lado de seu irmão Savage Opress! E, quando seu surto assassino é interrompido por uma polpuda recompensa oferecida Ja’Boag pela cabeça de ambos, a dupla decide ir ao encontro de seu pretenso algoz. Mas, ao se deparar com o exército particular de Ja’Boag e um grupo de Jedi, os malignos irmãos percebem que têm pela frente uma tarefa muito mais árdua do que imaginavam!



Quadrinhos - Livros - Revistas - Mangás

Aberto diariamente no Ilha Bella Shopping
Fones 99207 1881
98422 1772 (whatsapp)

Curta nossa página no facebook:

Previsão do tempo: sabia como será a última semana de 2016 em Santiago

A última semana de 2016 será marcada por temperaturas mais amenas e presença da chuva em Santiago. 

Isso é o que aponta o Tempo.com. Assim como na semana de Natal, a previsão aponta volumes consideráveis de chuva, com destaque para terça e sexta.

Calor dá uma aliviada em semana que também promete ser movimentada.
Foto: Ieda Beltrão
A chuva deve chegar já na tarde da segunda, em formato de pancadas. Apesar de estarem previstos apenas 10mm, o vento e a chuva forte devem mudar o dia dos santiaguenses a partir do final da manhã. A temperatura máxima não deve passar dos 33ºC.

Na terça-feira a temperatura fica mais agradável e não deve ultrapassar os 28ºC. A chuva (em torno de 24mm) deve se concentrar na parte da manhã. À tarde o sol aparece, mas as pancadas seguem até a noite. Na quarta e na quinta as mínimas caem e podem chegar a 18ºC.

A chuva retorna na sexta, penúltimo dia do ano. O sol aparece entre nuvens e a chuva pode vir a qualquer hora. Estão previstos 37mm e a temperatura máxima de 27ºC. NO sábado (31) a temperatura volta a subir e não chove.

Parada Obrigatória: Adele, P!nk, Bieber e Rihanna entre as estreias da semana na programação


A última semana do ano será de muitas estreias e novidades por aqui. Entre elas estão a chegada de novas músicas, que estão debutando na programação já a partir da manhã desta segunda-feira. Como de costume, as novidades estarão distribuídas aleatoriamente entre as clássicas, mas também marcarão presença nos horários do "As Melhores da Programação" (11h e 17h) e no "Parada Obrigatória", quadro que pode aparecer a qualquer momento na programação.


Quem estreia?
Entre as principais estreias estão os novos hits de Adele (Water Under the Bridge), ainda do álbum "25"; Rihanna (Sex with Me) de "Anti"; Justin Bieber (Wanna Be); Train (Play That Song); The Chainsmokers (All We Know) e P!nk, que chega à programação em uma participação especial em "Setting The World On Fire", de Kenny Chesney.


Aos 53 anos, morre o cantor George Michael, autor de "Faith" e Freedom"


Morreu neste domingo (25) no Reino Unido o cantor George Michael, aos 53 anos, segundo informou seu agente. O artista ficou conhecido com a banda WHAM!, no início dos anos 1980, e depois partiu para carreira solo, mas sua vida foi recheada de controvérsias.

Intérprete de sucessos como “Wake Me Up Before You Go-Go”, “Young Guns (Go For It)”, "Faith" e “Freedom”, ele teria falecido “pacificamente em casa”, mas não há detalhes sobre o motivo da morte. A polícia britânica confirma que uma propriedade localizada em Goring, em Oxfordshire, foi atendida por uma ambulância.

“É com grande tristeza que podemos confirmar que o nosso amado filho, irmão e amigo George morreu pacificamente em casa durante o período de Natal. A família pede que sua privacidade seja respeitada neste momento difícil e emotivo. Não haverá mais comentários neste período”, afirmou o agente do cantor.

Michael, cujo nome de batismo era Georgios Kyriacos Panayiotou, era filho de um restaurador cipriota e nasceu em Londres em 1963. Formou o WHAM! com seu colega de escola Andrew Ridgeley em 1981 e partir de 1986 seguiu carreira solo, vendendo mais de 100 milhões de discos.

Abertamente homossexual, foi casado com Kenny Goss. Teve várias ocorrências com a polícia por porte de drogas e dirigir alcoolizado. Em 1998 foi preso após ser flagrado por um policial praticando atos libidinosos em um banheiro público. 

Fonte: Associated Press

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Previsão do tempo: véspera de Natal deve ser de menos calor e pancadas de chuva em Santiago

Dias têm sido de movimento intenso e muito calor. Foto: Ieda Beltrão

A prometida chuva do início de semana foi se afastando e parece que vai ficar mesmo para a última semana do ano em Santiago. Pelo menos é o que mostram o site do Tempo.com, (que mantém a previsão atualizada na barra lateral do nosso Blog).

A previsão aponta para uma Véspera de Natal de calor, mas menos intenso que nos últimos dois dias, quando facilmente a temperatura atingiu os 30ºC logo nas primeiras horas da manhã. O sábado terá sol com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. A temperatura mínima será de 20ºC e a máxima deve ficar entre 28 e 30ºC. Pode chover até 15mm.

No domingo de Natal a previsão quase que se repete, mas as pancadas de chuva (de até 12mm) se concentram na parte da tarde e da noite. A temperatura máxima pode atingir os 32ºC.

Para a próxima semana a intensidade da chuva aumenta e pode chegar a 100mm na terça. As temperaturas caem, mas o calor continua.


A Terra dos Poetas na lente de uma câmera



Mesmo sem compreender, quero continuar aqui onde está constantemente amanhecendo.
Caio Fernando Abreu
Praça Moisés Viana 

Distrito de Ernesto Alves - Santiago/RS

Av. Alceu Carvalho - Santiago/RS

Distrito de Ernesto Alves - Santiago/RS

                                                              
És tu Santiago, meu rincão agreste,

Bendito, pelo encanto destas tardes,

Pelas horas de sonho que me deste! 

Zeca Blau
Santiago/RS

Distrito de Ernesto Alves - Santiago/RS
Algumas imagens que fiz ao longo dos anos da nossa tão amada "Terra dos Poetas", lugar onde cada pedaço tem sua história, onde o tempo passa, mas as lembranças ficam mais vivas do que nunca.